Faq ln

De Base de Conhecimento
Ir para navegação Ir para pesquisar

Perguntas frequentes e possíveis soluções

Qual o prazo para o lançamento da nota?

O Lançamento de Notas para uma turma ocorre no final do período, depois da geração do último diário. Para consultar o período de acesso ao sistema em cada semestre, consulte o Calendário do ano vigente.

O Lançamento de Notas individual pode ser feito durante todo o período, exceto durante a inscrição online.


Como a nota deve ser preenchida? E a VS?

Apenas a nota final deve ser inserida no sistema, independente de quantas avaliações foram realizadas ao decorrer do semestre.

A nota deve ser preenchida com apenas 1 casa decimal. A vírgula é adicionada automaticamente, portanto deve digitar a nota entre 1 e 100 (ficará 0,1 e 10,0 respectivamente).


Quando a VS deve ser preenchida? O que acontece se não preencher a VS?

Quando a nota estiver entre 4,0 e 5,9 a VS é obrigatória.

Você ainda pode lançar apenas a nota no resumo semestral, mas a nota só será efetivamente salva no histórico do aluno quando a VS for preenchida.

Caso você ainda não tenha aplicado a VS, deixe em branco até ter o resultado da VS, mas caso o aluno não compareça para a VS, a nota da VS deve ser preenchida com 0 (zero).

Disciplinas de Avaliação Continuada não tem VS.

Ao final do lançamento a VS será preenchida automaticamente com Zero caso seja obrigatória, portanto, não deixe de lançar a VS quando o aluno fizer.


A turma não aparece na lista para lançar nota?

Se você for professor, verifique se está alocado na turma no Quadro de Horários.

Verifique se a turma está apta a ter nota lançada. Para estar apta, ela deve obedecer aos critérios abaixo:

Ser turma teórica ou ser turma prática ou de estágio sem teórica associada (disciplina ter carga horária apenas prática ou de estágio);

Ter alunos inscritos no último diário (gere o diário do ultimo mês para ter certeza que há alunos aptos a receber nota);

Não ser uma disciplina de Atividade Complementar. (Atividades Complementares recebem apenas carga horária que são lançadas pela coordenação);


O aluno não aparece na lista para lançar nota ou o campo de nota está desabilitado?

Somente os alunos que estão no último diário podem receber nota. Gere o diário do último mês para ter certeza que o aluno está no diário.

Caso o aluno esteja no último diário, mas não esteja apto a receber nota, ele deve aparecer na lista, mas o campo de nota referente ao aluno aparecerá desabilitado e ao lado do nome aparecerá o motivo pelo qual o aluno não pode receber nota (trancado, cancelado, etc).

O aluno, mesmo no último diário, não pode receber nota caso ele tenha sido desvinculado ou já tenha sido integralizado. Nesses casos, entre em contato com o Departamento de Administração Escolar.


A nota aparece no resumo semestral, mas não aparece no histórico do aluno?

Quando a nota é digitada, ela é automaticamente salva no resumo semestral, mas para que seja salva no histórico é preciso clicar no botão salvar no final da página. Certifique-se de salvar a nota para o histórico além de digitá-las na página.

Caso a nota tenha sido removida (pelo coordenador, departamento ou DAE) pelo histórico, ela só poderá ser incluída novamente pelo histórico. As alterações feitas no resumo semestral não serão enviadas para o histórico.


A nota no histórico está diferente do resumo semestral?

Caso a nota seja alterada no histórico (pela coordenação, departamento ou DAE) após o lançamento dela no resumo semestral, a nota será modificada apenas no histórico, mantendo no resumo semestral o valor lançado pelo docente.


O CR ou CH do aluno não foi atualizado após o lançamento da nota?

CR e CH do aluno são recalculados automaticamente após o lançamento, mas pode levar um tempo. Caso o CR/CH não sejam atualizados depois de 24 horas, entre em contato com o atendimento.


Eu possuo vários perfis de acesso (Coordenação e professor/ Departamento e professor), como faço para selecionar o perfil?

Não é necessário selecionar o perfil, mesmo que apareça sob sua foto. Você terá todas as opções, de ambos os perfis.


Ao tentar editar uma nota no histórico do aluno aparece um cadeado, mesmo sendo coordenador?

A coordenação pode alterar as notas, dispensas e Atividades Complementares dos alunos somente no semestre atual e no semestre passado. Alterações em semestres anteriores devem ser encaminhadas ao DAE para avaliação.


Ao tentar cadastrar uma dispensa, o sistema pede confirmação.

O aluno pode receber normalmente apenas 60% de sua carga horária como dispensa. De acordo com o regulamento dos cursos de graduação, art 86 §3º Para ter mais de 60% é preciso ter aprovação do colegiado, por isso é exigida uma confirmação.


Não consigo remover uma nota do histórico do aluno.

Para remover uma nota, ela deve estar lançada no periodo atual ou passado e não pode ser a ultima nota do semestre. Caso a ultima nota do semestre seja removida, o aluno entra em trancamento de matricula naquele periodo, por isso esta ação só pode ser feita pelo DAE.



Outras dúvidas Se sua dúvida não foi resolvida nesta página, entre em contato com o suporte técnico em https://app.uff.br/atendimento.


Voltar à Página Principal