SisBol - Sistema de Bolsas da PROAES

De Base de Conhecimento
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

O SISBOL foi desenvolvido com o objetivo de criar um sistema para administração de bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAES. Em face da recém criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil, fez-se necessário otimizar a gestão de informações acerca dos programas de Assistência Estudantil, permitindo à equipe da PROAES gerenciar os dados relativos à manutenção dos editais, pedidos e concessões de bolsas e seleções de candidatos de modo seguro e de fácil acesso. Assim, o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de bolsas, tornou-se a melhor solução, por garantir a disponibilidade, segurança, e facilidade de uso.

O sistema possibilita a inscrição on-line de alunos de acordo com os editais cadastrados, a seleção de candidatos, a gerência das bolsas e a emissão de relatórios.

O Sistema permite extrair relatórios de informações gerenciais tais como relatórios de pedidos de bolsas deferidos e indeferidos, pagamentos de bolsas e bolsas aguardando avaliação. Além disso, permite a abertura, criação e alteração de editais e bolsas e ações como seleção de candidatos, controle de candidatos recebendo bolsa e finalização de edital.

Através do Sisbol o aluno pode realizar a inscrição preenchendo o questionário socioeconômico. Se o pedido for contemplado, pode cadastrar os dados bancários (o cadastro é utilizado para todos os pedidos do candidato) pelo próprio sistema, facilitando o processo de geração do relatório financeiro.

Processo

O fluxo do funcionamento do processo seletivo até a concessão da bolsas ocorre da seguinte forma:

Criação de um edital – o início do processo ocorre com a criação de um edital e a(s) respectiva(s) bolsa(s) do edital. O primeiro passo então é criar um edital e a(s) bolsa(s). Visualizar edital - Para que o aluno consiga iniciar o processo de inscrição on-line o edital precisa estar aberto para inscrição. Abrir edital para inscrição - a partir do momento que o edital é aberto, o aluno pode realizar a inscrição online (botão Inscrever-se), preenchendo o questionário socioeconômico. O Administrador pode criar um pedido para o aluno, se for o caso, mesmo com as inscrições encerradas (botão Finalizar Inscrição).

Inscrição on-line - Após finalizar o preenchimento do questionário socioeconômico o aluno deve encaminhar a documentação exigida por correio ou entregar pessoalmente na Proaes.

Entrega da documentação - Assim que o candidato entrega a documentação os funcionários da Proaes informam que a documentação foi entregue (botão Documentação Entregue).

Avaliação do pedido - Quando o aluno entrega a documentação o Assistente Social pode avaliar o pedido do aluno e uma vez avaliado, o Assistente Social pode alterar a avaliação do pedido do candidato (botão Alterar Avaliação).

Seleção de candidato - Após avaliado, se o pedido for deferido, o Administrador Proaes seleciona o aluno de acordo com o número de vagas. Se existir vaga, o pedido é contemplado.

Aluno contemplado - O aluno contemplado contemplado deve enviar os dados bancários e assina o termo de compromisso. Assinatura do termo de compromisso - Os funcionários da Proaes devem informar se o aluno contemplado assinou o Termo de Compromisso (botão Assinou termo).

Aluno recebendo Bolsa - O Aluno que enviou dados bancários e assinou termo passa a ter situação Recebendo Bolsa. Quando um aluno que recebe bolsa é cancelado surge uma vaga para a bolsa correspondente.

Edital finalizado - Quando o edital é finalizado, se o candidato recebeu bolsa então a situação passa a ser Recebeu Bolsa. Caso o candidato não tenha recebido bolsa ou sido contemplado então a situação passa a ser Cancelado/ Edital Encerrado.

Sisbol - Manual Coordenação

Manual - SisBol

Sisbol - Manual Aluno

Manual - SisBolAluno

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes - SisBol