SisPro - Execução - Apostilamento

De Base de Conhecimento
Ir para navegação Ir para pesquisar

Como fazer

Após a finalização da fase de Contratação, com a assinatura do contrato e sua publicação, é possível alterar o plano de trabalho para remanejamento de rubricas por meio de Apostilamento.

A troca de Coordenador também deve ser feita por Apostilamento, o qual o único item alterado deve ser a troca do Coordenador. Ressalte-se que para alteração do valor global do projeto, bem como para alteração de vigência, é necessário Termo Aditivo.


1. O projeto deve encontrar-se na fase de execução, o Apostilamento se iniciará com o clique no botão Ações e, após, Apostilamentos:


Sispro botão apostilamentos.png


2. Clique no botão Apostilar, localizado no canto superior direito da tela:


Sispro botão apostilar.png


Caso exista algum apostilamento em andamento, o próximo somente poderá ser realizado após a conclusão do primeiro.


3. As mudanças solicitadas no processo de apostilamento deverão ocorrer dando a destinação para algum valor que esteja “a definir” ou subtraindo-se um determinado valor de alguma rubrica (ou de mais de uma) e realocando-o em outra(s), de maneira tal que não haja valores remanescentes a serem distribuídos.

Caso exista valor a definir naquela rubrica, basta inserir o item desejado.

Caso não exista valor a definir, é possível clicar no botão “Modificar Itens” e alterar o valor de um item já existente:


Sispro botão modificar itens.png


Todo item que seja inserido e necessite de documentação, esta deve ser incluída no campo exigido pelo item ou no campo “documentos diversos” na aba “Documentos do Apostilamento”, se não houver campo para inclusão do documento.

Após realizar as alterações desejadas, observar a aba “Resumo do Apostilamento” e verificar se o Total do Valor Apostilado está zerado. Se não estiver zerado, é necessário realocar o valor apostilado de alguma rubrica.


Mudança de Coordenador: Neste caso, é necessário incluir em “Documentos Diversos”, na aba “Documentos do Apostilamento”, documento em PDF de ciência de que está assumindo o projeto assinado pelo novo Coordenador ou Boletim de Serviço publicado com a alteração de Coordenador (no caso de Cursos). Não é possível trocar o Coordenador e fazer outras alterações no plano de trabalho. O apostilamento para troca de Coordenador deve ser realizado somente com este item. Como nesses casos é preciso abrir chamado para o STI realizar a troca, trata-se de um trâmite mais demorado que um apostilamento comum.


4. Na aba Documentos do apostilamento será possível visualizar o PDF do Plano de Trabalho atualizado. Gere o Despacho de Solicitação de Apostilamento com Justificativa, assinando-o eletronicamente. É necessário inserir, neste despacho, a justificativa de cada mudança realizada nas rubricas de forma específica. Não serão aceitos despachos em que o Coordenador justifique com “adequação do plano de trabalho” somente.

Exemplo: É preciso comprar o equipamento X para a realização da etapa Y; É preciso incluir o bolsista X para atuar realizando Y atividade.

==> O download do despacho gerado estará disponível a seguir. O coordenador poderá excluir este despacho e gerar um novo caso deseje mudar a justificativa. O resumo do apostilamento estará na última aba e poderá ser exportado em PDF ou Excel.


Sispro Tela Documentos e resumo apostilamento.png


5. Feito isto, clique no botão localizado na parte superior:


Sispro botão enviar apostilamento para PLAP.png


6. Por fim, caso não haja pendências, será exibida essa mensagem em verde no canto superior da tela:


Sispro mensagem apostilamento enviado para PLAP.png


SisPro - Execução

Etapas do Projeto - Coordenador

Voltar à Página Principal