Tutorial de Wordpress

De Base de Conhecimento
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

O Wordpress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para Web (ou CMS: Content Management System), escrito em PHP e com banco de dados MySQL, oferecendo um suporte que vai desde a criação de um simples blog até um site completo de e-commerce. Pensando em uma solução onde pudéssemos atualizar todos os sites da universidade ao mesmo tempo, verificamos que o Wordpress foi o que melhor atendeu todas as nossas necessidades de uma rede gratuita de sites.

Ele é definido como uma plataforma semântica para publicação pessoal, preocupado com a estética e com os padrões de usabilidade da web, de forma que seja possível a criação de um site profissional e personalizável. Seu objetivo é permitir que o usuário tenha a liberdade para trabalhar e realizar as modificações que desejar.

O Wordpress vem crescendo a cada ano no mercado e muitos sites que usavam antigas plataformas como Drupal e Joomla estão migrando para o Wordpress como o site da Casa Branca. https://www.whitehouse.gov/.


Mas quais as vantagens de usar o Wordpress?

Além do Wordpress oferecer uma liberdade de trabalho, ele oferece uma plataforma opensource, ou seja, de código aberto, permitindo que o usuário adicione inúmeros plugins ao seu site, de modo que isso facilite o seu trabalho. Ainda, a plataforma do Wordpress traz um painel de controle extremamente simples e configurável, estabelecendo uma nova forma de interagir com a área administrativa do site, sem a necessidade de conhecimento de programação.


Fonte: Site Wordpress.


Acesso

Para acessar a parte administrativa:

1. Você deverá acessar www.nomedosite.uff.br/wp-login.php ou www.nomedosite.uff.br/wp-admin. Em seguida, digitar seu usuário e senha que foram enviados por email.

Manual completo do sistema

Manual - Wordpress - Clique para acessar.