Tutorial de Wordpress

De Base de Conhecimento
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O Wordpress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para Web (ou CMS: Content Management System), escrito em PHP e com banco de dados MySQL, oferecendo um suporte que vai desde a criação de um simples blog até um site completo de e-commerce. Além disso, essa ferramenta oferece um programa gratuito de gerenciamento de conteúdo que se tornou o meio mais utilizado e conhecido mundialmente entre os blogueiros. Ele é definido como uma plataforma semântica para publicação pessoal, preocupado com a estética e com os padrões de usabilidade da web, de forma que seja possível a criação de um site profissional e personalizável. Seu objetivo é permitir que o usuário tenha a liberdade para trabalhar e realizar as modificações que desejar.


Mas quais as vantagens de usar o Wordpress?
Além do Wordpress oferecer uma liberdade de trabalho, ele oferece uma plataforma opensource, ou seja, de código aberto, permitindo que o usuário adicione inúmeros plugins ao seu site, de modo que isso facilite o seu trabalho. Ainda, a plataforma do Wordpress traz um painel de controle extremamente simples e configurável, estabelecendo uma nova forma de interagir com a área administrativa do site, sem a necessidade de conhecimento de programação.


Outros pontos interessantes seriam:
➢ A existência de categorias, tornando possível a classificação de post e conteúdos por subcategorias;
➢ Filtros tipográficos para formatação e estilização de texto;
➢ Páginas estáticas permitindo a criação de páginas de contatos, categorias, sobre, etc;
➢ Múltiplos autores, o que gera uma liberdade na criação de conteúdo, além de várias pessoas poderem administrar o mesmo site.

Posto isto, o Wordpress torna-se uma das plataformas preferidas entre usuários que procuram por sites esteticamente bonitos, confiáveis e que não exijam a necessidade de contratar profissionais para desenvolvimento. A plataforma é reconhecida mundialmente e por consequência disso sua equipe oferece um grande suporte da plataforma. Dúvidas e problemas são facilmente resolvidos, o que faz o WordPress ganhar cada vez mais seguidores.

Tutoriais

Tutorial Wordpress Institucional

Tutorial Wordpress Professores

 

Wordpress - Institucional

Wordpress - Professores

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas