Turma AA de GFI00161 - Física Experimental I


Informações da Turma
Disciplina
GFI00161 - Física Experimental I
Turma
AA
Ano/Semestre
2019 / 1º
Turma de curso de férias?
Sim
Módulo da turma
24
Tipo da turma
Turma Prática
Localidade
Niterói
Observação
-
Característica
Comum
Última Atualização
11/01/2019 às 17:06 h
CH Teorica
0
CH Pratica
30
CH Estagio
0
Vagas Alocadas
Curso Vagas Inscritos Candidatos
Reg. Vest. Reg. Vest.
025 - Física 11 0 10 0 0
027 - Engenharia Química 2 0 2 0 0
040 - Engenharia Mecânica 2 0 2 0 0
041 - Engenharia de Telecomunicações 2 0 2 0 0
042 - Engenharia de Produção 2 0 2 0 0
043 - Engenharia Agrícola e Ambiental 3 0 2 0 0
050 - Geofísica 1 0 1 0 0
056 - Eng. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente 1 0 1 0 0
Horários da Turma
Semana Inicial: 1
Semana Final: 5
Número de Semanas: 5

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
08:00-10:0008:00-10:0008:00-10:00

Conteúdo Programático

O OBJETIVO DA DISCIPLINA É INTRODUZIR O ALUNO À PRÁTICA DE MEDIÇÕES FÍSICA, DENTRO DO CONTEXTO DA MECÂNICA NEWTONIANA. AO LONGO DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS, ALÉM DAS TÉCNICAS DE MEDIDA, O ESTUDANTE SERÁ INTRODUZIDO À ANÁLISE DOS ERROS EXPERIMENTAIS, DESDE OS CONCEITOS BÁSICOS DA TEORIA DE MEDIDAS À ANÁLISE DA PROPAGAÇÃO DE INCERTEZAS, E ÀS DIVERSAS TÉCNICAS DE ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS, COMO LINEARIZAÇÃO DE CURVAS EXPERIMENTAIS, REGRESSÃO LINEAR E AJUSTES DE CURVAS NÃO LINEARES.

1- INTRODUÇÃO ÀS MEDIÇÕES FÍSICAS. O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES. INTRODUÇÃO À TEORIA DOS ERROS. MEDIDAS DE COMPRIMENTO UTILIZANDO ESCALAS MILIMETRADAS E PAQUÍMETROS. APLICAÇÕES DOS CONCEITOS DISCUTIDOS AO RESULTADO DAS MEDIDAS, UTILIZANDO HISTOGRAMAS REPRESENTANDO AS MEDIDAS E SUA FREQÜÊNCIA.

2- DETERMINAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE UMA ESFERA LANÇADA EM QUEDA LIVRE. CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS EM PAPEL MILIMETRADO E LINEARIZAÇÃO DA CURVA OBTIDA ATRAVÉS DE GRÁFICO COM ESCALA LOGARÍTIMA. INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL DO GRÁFICO E DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE LANÇAMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO GRÁFICO, E COMPARAÇÃO COM A MEDIDA DIRETA DA VELOCIDADE INSTANTÂNEA.

3-ANÁLISE E MEDIDAS DE SISTEMAS MECÂNICOS SIMPLES A UMA E DUAS DIMENSÕES (MOVIMENTOS) RETILÍNEO E CIRCULAR). DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE INSTANTÂNEA E DA ACELERAÇÃO. ANÁLISE DAS FORÇAS ENVOLVIDAS, E SEU EFEITO SOBRE O MOVIMENTO.

4- ESTUDO DO ATRITO ESTÁTICO: FORÇA DE ATRITO E FORÇA DE ATRITO MÁXIMA. CONSTRUÇÃO DA LEI DO ATRITO E DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO POR MEIO DE REGRESSO LINEAR. DETERMINAÇÃO DE COEFICIENTES DE ATRITO ESTÁTICO ENTRE DIVERSOS PARES DE MATERIAIS, POR MEIO DE EXPERIMENTOS INDEPENDENTES. COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS.

5- PÊNDULO SIMPLES A - DISCUSSÃO DO TRABALHO DA FORÇA RESULTANTE SOBRE UM PÊNDULO SIMPLES. CONSERVAÇÃO DA ENERGIA: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA ENERGIA CINÉTICA E POTENCIAL, AVALIAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA EM UM PERÍODO DO MOVIMENTO. ANÁLISE DOS ERROS EXPERIMENTAIS.

6- CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR A UMA DIMENSÃO OBSERVADA POR EXPERIMENTOS DE COLISÃO EM TRILHO DE AR. MEDIDAS DA TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MOMENTUM NA COLISÃO ELÁSTICA UNIDIMENSIONAL ENTRE ESFERAS DE MASSAS VARIADAS, EM MOVIMENTO PENDULAR. CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR EM DUAS DIMENSÕES: COLISÃO ENTRE DUAS ESFERAS RÍGIDAS DE MASSAS DIFERENTES, SEGUIDAS DE QUE LIVRE.

7- DINÂMICA DA ROTAÇÃO: DETERMINAÇÃO DE VELOCIDADE ANGULAR E ACELERAÇÃO ANGULAR NA ROTAÇÃO DE CORPOS RÍGIDOS EM TORNO DE EIXO FIXO. AVALIAÇÃO DO EFEITO DOS TORQUES SOBRE O MOVIMENTO DE CORPO RÍGIDO. DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DE MOMENTO DE INÉRCIA DE UM CORPO RÍGIDO

8- CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR: EXPERIMENTOS E DEMONSTRAÇÕES EXPERIMENTAIS.

9- PEQUENAS OSCILAÇÕES: PÊNDULO SIMPLES B.

(A) MONTAGEM SIMPLES VISANDO ESTABELECER CORRELAÇÃO ENTRE PERÍODO E COMPRIMENTO.
(B) DETERMINAÇÃO DO ÂNGULO E DA VELOCIDADE ANGULAR EM FUNÇÃO DO TEMPO, PARA O PÊNDULO SIMPLES NOS DIFERENTES REGIMES DE AMORTECIMENTO. VERIFICAÇÃO DA DEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM FUNÇÃO DO TEMPO.

Plano de Aula