Names of Advisors
Now showing items 1-20 of 30
-
A afetividade no contexto escolar
| Posted on: 2015A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da ... -
A afetividade no contexto escolar
| Posted on: 2015A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da ... -
O aproveitamento dos recursos da educação pelos alunos do curso de Ciências Sociais da UFF / Campus Gragoatá
| Posted on: 2015O presente artigo tem por objetivo analisar como tem ocorrido o aproveitamento dos bens e serviços acadêmicos colocados à disposição do corpo discente do Curso de Ciências Sociais. Em síntese, a aplicação dos questionários ... -
Contribuições da pedagogia Griot à sociologia escolar: valores afrocivilizatórios na construção do conhecimento sociológico
| Posted on: 2016O trabalho não possui resumo -
A criação de uma Comissão de Diversidade e Inclusão na Ordem dos Advogados do Brasil em Niterói-RJ
A importância de um olhar atento às diferenças existentes na nossa sociedade em vários segmentos nos faz refletir sobre uma série de questões e problematizar as necessidades à criação de uma Comissão de Diversidade e ... -
O currículo mínimo de Sociologia da escola básica: problematizando algumas questões
| Posted on: 2017Esse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que busca compreender como o professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se apropria do currículo mínimo em suas práticas ... -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CULTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO MUNICIPAL ESTEPHÂNIA DE CARVALHO
Este trabalho situa-se no debate sobre a educação inclusiva e a cultura escolar. Incluir pressupõe a realização de aprendizagens cooperativas entre os sujeitos participantes do processo educativo, respaldadas por um ... -
Educação inclusiva no ensino fundamental: relato de uma experiência de campo
| Posted on: 2015O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da Educação Inclusiva nas escolas públicas de ensino fundamental. Para isso analisamos os processos de inclusão trabalhados e a formação dos professores na Escola ... -
Educação não formal x educação formal: tentativa de compreender os espaços educativos
| Posted on: 2016Este trabalho consiste em uma análise das relações entre educação formal e não formal, trazendo como objeto de estudo uma escola da rede estadual e uma ONG, ambas, envolvidas com a educação. Tendo em vista que os espaços ... -
Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
| Posted on: 2015No que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve ... -
Ensino de sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
| Posted on: 2015No que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve ... -
Ensino de sociologia escolar: reflexões sobre os professores e a ressignificação de seus saberes docentes
| Posted on: 2018Por meio da análise das representações sociais que são expressas pelos professores de sociologia escolar do estado do Rio de Janeiro, tentaremos identificar como os docentes ressignificam os seus saberes através da formação ... -
A escola como espaço de intervenção profissional do Assistente Social: a organização de ações de capacitação de práticas inclusivas
A presente dissertação apresenta o seguinte problema: Como desenvolver ações de capacitação aos docentes do Colégio Militar do Rio de Janeiro - CMRJ voltadas à prática inclusiva? Portanto, como objetivo geral o estudo ... -
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
| Posted on: 2017A presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, ... -
A escola na construção de memórias do povo das favelas: as consequências pedagógicas da pacificação na cidade do Rio de Janeiro
| Posted on: 2015Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ... -
A escola na construção de memórias do povo das favelas: as consequências pedagógicas da pacificação na cidade do Rio de Janeiro
| Posted on: 2015Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ... -
A formação pedagógica do enfermeiro professor para o ensino superior
| Posted on: 2015A formação pedagógica do enfermeiro professor no ensino superior tem sido contemplada no debate atual acadêmico, no sentido de valorizar o trabalho docente, significando dotar esse professor de perspectivas de análise que ... -
O fracasso escolar na escola básica
| Posted on: 2017O objetivo deste trabalho é analisar as impressões dos educadores sobre o fracasso escolar e escola como espaço formativo. Esta temática é cativante e relevante quanto complexa. O debate sobre fracasso escolar toca em ... -
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
| Posted on: 2016Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante ... -
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: NORMAS, DISCURSOS E PRÁTICAS
Nesta tese, buscou-se compreender como os estudantes de graduação com deficiência são impactados e ao mesmo tempo impactam as normas, os discursos e as práticas inclusivas de uma universidade pública brasileira, a Universidade ...