Browsing by Subject "Livro didático"
Now showing items 1-12 of 12
-
Análise de material didático com base em tipos e gêneros textuais
| Posted on: 01 jan. 2013This paper aims at analyzing one collection of materials in Portuguese Language, more utilization in the third and fourth cycles of the new school, shown in the National Book Program PNLD (2011-2013), considering the ... -
Do ensino da língua literária e do sentido : reflexões, buscas, caminhos
| Posted on: 09 fev. 2007This work aims to propose the reappraisal of the study of the literary language as well as the meaning in the teaching of the mother tongue, by pointing to alternative of ways. In order to do so, aiming to verify the space ... -
Ensino de linguagem no livro didático: tradição e novidade
| Posted on: 30 ago. 2010L intérêt majeur de ce travail sera d analiser le livre didactique comme une source privilégiée de la recherche des desseins de l enseignement de la langue maternelle à une époque donnée. Ainsi, en comparant deux compendiums ... -
Ensino e mercado editorial de livros didáticos de história do Brasil : Rio de Janeiro (1870-1924)
| Posted on: 06 mar. 2008This work analyzes the didactic book elaboration of History of Brazil from the joints between the expansion of education and the publishing market in the city of Rio de Janeiro between 1870 and 1924. Through varied sources, ... -
Escola e racismo: uma abordagem discursiva sobre livros didáticos de História
| Posted on: 01 jan. 2012This work is a result of research about one of the effects produced by the sanction of Law 10,639, which, from 2003, made it mandatory to include issues related specifically to the history and african-Brazilian culture, ... -
Identidades (mono)culturais latino-americanas : discursos e representações em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
| Posted on: 26 fev. 2010Presentamos en este trabajo una reflexión crítica de los aspectos lingüísticos, políticos e históricos implicados en la (des)construcción de representaciones identitarias sobre América Latina, principalmente en el contexto ... -
Língua materna e literatura no ensino médio: a orientação dos documentos oficiais
| Posted on: 09 jan. 2008Este trabajo tiene por objetivo analizar los documentos oficiales de enseñanza de lengua materna para la enseñanza media en Brasil: los PCNEM, de 1999, que son extremadamente condensados, lo que causó mucha confusión por ... -
O objetivo desta dissertação de mestrado é verificar a abordagem que as diferenças linguísticas recebem no ensino de língua materna. Embora acredite-se que o papel da escola seja ensinar a norma de prestígio, este ensino não pode acontecer pela anulação das demais línguas funcionais, ou seja, pela anulação da língua que o aluno usa no seio de sua família ou no grupo social a que pertence. Embasaram-se as reflexões na teoria de Eugenio Coseriu e nos seus postulados teóricos. Partindo da tricotomia: sistema, norma e fala, procurou-se aprofundar o conhecimento de norma e correção linguística. Constatou-se que, na literatura corrente, o termo norma é polissêmico, não existindo entre os linguistas muito consenso sobre o assunto, o que se reflete nos documentos oficiais, como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN), e nos livros didáticos. Buscou-se, nos PCN de Língua Portuguesa, conhecer suas orientações para o trabalho com a variação linguística, uma vez que estes têm por função nortear o ensino da língua materna. Os livros didáticos foram tomados como corpus da pesquisa, por se entender a importância desta ferramenta didática para o professor ministrar suas aulas. Neles, analisaram-se as propostas de atividades apresentadas para o trabalho com a variação linguística, bem como a conformidade ou não das propostas com as orientações dos PCN. Por último, julgou-se importante que se conhecessem os descritores da chamada Prova Brasil, no que se referem à variação linguística, bem como os itens que se ligam a estes descritores, a fim de se identificar como uma avaliação elaborada pelos órgãos oficiais do governo aborda o tema da variação. Desta forma, pôde-se observar o quanto já se caminhou para uma orientação linguística voltada para a diferença e para o combate ao preconceito linguístico e o quanto se está distante de se alcançar este objetivo
| Posted on: 29 ago. 2011The purpose of this Master s dissertation is to verify the approach given to linguistic differences in mother tongue teaching. Although it is believed the role of school is to teach the linguistic norm of prestige, it does ... -
Raças humanas e raças biológicas em livros didáticos de Biologia de ensino médio
| Posted on: 09 nov. 2007Historically, in Biology and Social Sciences, we can note that the conceptions of biological races and human races are polisemic, ambiguous and lack consensus. Nowadays, these conceptions cause controversy and can be ... -
Representações da mulher em textos de livros didáticos de português do Brasil para estrangeiros
| Posted on: 26 mar. 2009Cette étude met en relief les représentations de la femme dans des textes de trois livres didactiques de Portugais pour Étrangers parus au Brésil dans les années 50, 80 et 90. Prenant en compte le contexte politique et ... -
Texto literário e oralidade: a relevância da leitura no ensino da língua materna
| Posted on: 01 dez. 2008Este trabajo se ubica en el área de los Estudios del Lenguaje - La enseñanza y el aprendizaje de la lengua materna - de búsqueda y reflexionar sobre la relación entre el trabajo con la oralidad propuesta por los documentos ...