Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10004
Title: Produção de um audiolivro visando uma Educação Ambiental Inclusiva
Authors: Mendonça, Caroline Stephanee Mattos
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Marcia Narcizo
metadata.dc.contributor.members: Cardoso, Sheila Pressentin
Chacon, Eluzir Pedrazzi
Issue Date: 2018
Abstract: Visando uma Educação Inclusiva e Ambiental foi produzido um audiolivro paradidático direcionado a turmas de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. O produto desenvolvido tem como proposta proporcionar a inserção de alunos do Ensino Fundamental II em discussões sobre questões ambientais junto a uma aprendizagem reflexiva e investigativa de Ciências. A escolha, do audiolivro como recurso didático inclusivo foi definida por se tratar de um material utilizado tanto por alunos com deficiência visual quanto por alunos videntes ou com algum nível de deficiência intelectual. Após produção do material, o mesmo foi submetido a uma avaliação, qualitativa, sendo uma delas realizada por um professor cego, que atua em salas de recursos na Rede Pública de Ensino, e a outra por uma professora vidente que trabalha com alunos deficientes visuais e autistas. Como resultado final confrontando-se as avaliações dos professores, conclui-se que o produto tem grande potencial para atingir os objetivos didáticos propostos.
metadata.dc.description.abstractother: Aiming at an Inclusive and Environmental Education, a paradidadic audiobook was produced for 5th and 6th grade classes. The developed product has proposals to provide the insertion of Elementary School students in discussions on environmental issues together with a reflective and investigative learning of Sciences. The choice of an audiobook as an inclusive didactic resource was defined as being a material used by students with visual impairment as well as by students who were blind or with some degree of intellectual disability. After production, the material was subjected to an evaluation, qualitative, one of which was performed by a blind teacher, who works in resource rooms in the Public Education Network, and the other by a seer teacher who works with visually impaired students and autistic. As a final result confronting the teachers' evaluations, it is concluded that the product has great potential to achieve the proposed didactic objectives.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10004
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Caroline Mattos.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open
Produto da dissertacao PPECN_Caroline Stephanee Mattos Mendonça.pdf541.59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons