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Title: A formação do técnico de enfermagem e a discussão sobre a terminalidade da vida: a voz do profissional
Authors: Souza, Samhira Vieira Franco de
metadata.dc.contributor.advisor: Koifman, Lilian
metadata.dc.contributor.members: Koifman, Lilian
Batista, Rodrigo Siqueira
Gomes, Andréia Patrícia
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, Samhira Vieira Franco de. A formação do técnico de enfermagem e a discussão sobre a terminalidade da vida: a voz do profissional. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: A presente pesquisa buscou investigar a formação e capacitação do técnico de Enfermagem em lidar com a questão da morte no cenário do cuidado em saúde. Considerando a morte como um acontecimento inevitável, cercado de sentimentos negativos e uma tendência sociocultural de suprimi-la das discussões do imaginário coletivo, torna-se mister sua abordagem nos espaços formais de ensino, bem como dos princípios dos Cuidados Paliativos ao fim de vida. A priori, pressupõe-se que os espaços formativos abordam, de forma segmentada e superficial, a finitude humana e os cuidados nesta fase. Objetivou-se identificar a existência de estratégias pedagógicas, curriculares e de incentivo institucional para capacitações voltadas à terminalidade da vida e a produção do Cuidado Paliativo no processo de morrer e morte. Para tanto, utilizou-se como método a Entrevista Projetiva, mediada por um roteiro não estruturado, com tópicos-guia. A análise de Conteúdo foi escolhida para trabalhar os dados obtidos, com posterior discussão a partir da categorização dos elementos apresentados nas entrevistas. Observou-se uma abordagem insuficiente do objeto de estudo nos espaços de ensino e laboral, assim como o distanciamento profissional em virtude da falta de conhecimento e sofrimento imputado pelo sentimento de perda. Também emergiram, no decorrer da pesquisa, questões bioéticas acerca da eutanásia, Princípio da Sacralidade da Vida e Princípio do Respeito à Autonomia da Pessoa, bem como discussões relacionadas ao status profissional do técnico na equipe multiprofissional, no que tange a desvalorização. Conclui-se, portanto, que muitos são os desafios para a consolidação dessas temáticas no ensino profissional de saúde, bem como para produção do cuidado que busque a “boa morte
metadata.dc.description.abstractother: The purpose for this research is to investigate the training and qualification of nurse technicians regarding death in the health care in this environment. Considering death as an unavoidable event, often surrounded by negative feelings and suppressed from the social imaginary, it becomes necessary to approach it in formal educational spaces, as well as in the principles of Palliative Care towards end stages. A priori, educational spaces deal with the subject of human finiteness and the care provided in this stage in a shallow and disjointed manner. The objective is to identify the existence, or lack of pedagogical, curricular and institutional incentive strategies aimed at the terminality of life and the intricacies regarding Palliative Care in the processes of dying and death. In order to do so, Projective Interviewing was chosen as the method, mediated by an unstructured script, with guiding topics. Content Analysis was chosen for the processing of the data obtained, with further discussion based on the categorization of the elements presented during the interviews. The observation showed the insufficient approach on the subject of this study in educational and work environments, and furthermore, the professional distancing due to the lack of knowledge and the suffering resulting from the feeling of loss. Bioethical questions about euthanasia, Principle of Sacrality of Life and Principle of Respect for the Autonomy of the Person, as well as discussions related to the professional status of the technician in the multiprofessional team, regarding devaluation, also emerged throughout the research. Therefore, the conclusion is that there are many challenges in order to consolidate these themes with professional health education, as well as for the production of care that provides a “good death”
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10024
Appears in Collections:PPGSC - Teses e Dissertações

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