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Title: A inadimplência dos consumidores brasileiros das classes C, D e E: dos determinantes à possível solução
Authors: Chagas, Angelo Márcio de Araujo
metadata.dc.contributor.advisor: Tostes, Felipe Santos
metadata.dc.contributor.members: Tostes, Felipe Santos
Pereira, Vanuza da Silva
Sampaio, Adriano Vilela
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Flumiense
Abstract: Este trabalho relatou quais foram os possíveis determinantes da alta inadimplência existente entre os consumidores brasileiros das classes C, D e E. Mostrou-se os impactos de fatores macroeconômicos como as políticas desde o Plano Real em 1994, até fatores como taxa de juros e seguro desemprego, além de fatores microeconômicos e psicológicos como a alta creditização na economia e o impulso do consumidor em querer consumir sempre mais e de forma não planejada. Foi apresentado então, que uma educação financeira pode estar por trás de toda essa alta inadimplência, assim como do alto endividamento dos consumidores brasileiros. Com o boom do consumo que ocorreu no Brasil nos últimos 20 anos, o consumidor brasileiro, em especial das classes C, D e E, não estava educado financeiramente para usufruir de todos os meios possíveis para consumir e continuar tendo controle sobre as próprias finanças. Não existe um planejamento financeiro por parte do consumidor no momento de consumir e planejar o futuro. O resultado é uma população inadimplente que reflete em toda a economia com menor consumo, que consequentemente gera menor receita para as empresas, as quais geram menos empregos e afetam a economia como um todo. Dessa forma, foi relatada a importância de inserir a educação financeira na vida dos consumidores brasileiros desde a escola, para que assim, este esteja preparado para lidar com situações que surgiram em uma vida adulta e com maiores responsabilidades. Além de deixar como exemplo, uma planilha de orçamento familiar como meio de base para o leitor
metadata.dc.description.abstractother: This work reported what were the possible determinants of existing high delinquency among Brazilian consumers of classes C, D and E. It has been shown the impact of macroeconomic factors such as policies since the Real Plan in 1994, to factors such as interest rate and insurance unemployment, as well as micro-economic and psychological factors such as high access to credit in the economy and consumer impulse that always want to consume more and in an unplanned manner. It has been shown that financial education can be behind all this high delinquency, as well as the high indebtedness of Brazilian consumers. With the boom in consumption that occurred in Brazil in the last 20 years, Brazilian consumers, especially of classes C, D and E, were not educated financially to take advantage of every possible ways to consume and still have control over their own finances. There is no financial planning by the consumer at the time of consuming and plan for the future. The result is a defaulter population reflected throughout the economy with lower consumption, which in turn generates lower revenue for companies, which generate fewer jobs and affect the economy as a whole. Thus, it was reported the importance of including financial literacy in the lives of Brazilian consumers since the school, then, they would be prepared to deal with situations that arose in an adult life and with big responsibilities. In addition, leaving as an example, a family budget spreadsheet as a ways of basis for the reader.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10055
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