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Title: Uma prática em devir: ressignificando o ensino de literatura em turmas de ensino médio
Authors: Barbosa, Daniela Aguiar
metadata.dc.contributor.advisor: Klinger, Diana
metadata.dc.contributor.advisorco: Andrade Júnior, Antonio Francisco de
metadata.dc.contributor.members: Scheffel, Marcos Vinícius
Pinheiro, Mariana Quadros
Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. de Souza
Moraes, Anita Martins Rodrigues de
Issue Date: 28-May-2019
Abstract: A questão da subjetividade pensada por Deleuze - não como interioridade do indivíduo, mas como algo produzido na relação com o outro, pelo afeto e em constante devir - torna-se fecunda para refletir sobre o ensino de literatura, fazendo, inclusive, surgir as seguintes questões: Que tipo de subjetividade o ensino de literatura vem ajudando a produzir? Que desdobramentos poderiam ocorrer nas aulas de literatura se considerada a ausência do sujeito a-singular, universal como fundamento e levando em consideração a filosofia da imanência e da multiplicidade de Deleuze? Dito isso, a tese tem como objetivo geral realizar o cruzamento entre o ensino de literatura e o plano de pensamento de Deleuze. Um cruzamento que se daria por meio de um processo de criação pedagógica a partir de duas turmas de terceira série de Ensino Médio de escolas públicas, de modo a refletir sobre a perspectiva da imanência, do devir, da produção da subjetividade e da multiplicidade, contribuindo para o processo de ressignificação da minha prática, por meio de uma pesquisa-ação. Nesse processo para alcançar tal objetivo, além de confrontar a teoria deleuziana com o campo do ensino de literatura, foram criadas condições para que dois grupos de discentes das duas escolas investigadas refletissem sobre os processos de subjetivação que vinham sendo (re)produzidos no cotidiano escolar, principalmente, nas aulas de literatura. Os discursos de alguns alunos sobre a ocupação estudantil ocorrida em 2016, da qual participaram ativamente, fizeram com que a perspectiva de análise fosse ampliada, passando a interessar para a pesquisa também pensar a subjetividade produzida naquele período, o modo como se relacionavam e experimentavam a literatura. A partir da pesquisa-ação, alguns resultados foram apontados, entre eles: 1) Proporcionar modos de ler menos controlados; 2) Romper com a hierarquização dos conteúdos e de leituras; 3) Considerar para as aulas de literatura a inclusão de experimentos de leitura e escrita literárias, por meio da inserção de práticas que envolvam a expansão da concepção do literário, com incursão em diferentes linguagens artísticas, a performatização do texto e oficinas literárias. Os resultados serviram de base para a intervenção pedagógica realizada na última etapa do processo. Nesse trajeto de pesquisa o meu referencial teórico se apoiou nas obras de Deleuze escritas individualmente ou em parceria com Guattari e com Parnet, bem como nas obras de Foucault, Bakhtin, Guattari e Rolnik. A tese se justifica por encontrar nos questionamentos aqui realizados e na proposta desenvolvida, uma possibilidade a mais para outros docentes experimentarem situações singulares de trabalho de modo que as obras, de fato, aconteçam para os alunos
metadata.dc.description.abstractother: The question of subjectivity thought by Deleuze - not as the interiority of the individual, but as something produced in the relation with the other, by the affection and in constant becoming - becomes fertile to reflect on the teaching of literature, causing even the following questions: What kind of subjectivity has the teaching of literature helped to produce? What developments could occur in literature classes if we consider the absence of the a-singular, universal subject as a foundation, and taking into account the philosophy of immanence and the multiplicity of Deleuze? Therefore the thesis has as its general objective to cross the relationship between literature teaching and Deleuze's plan of thought. A crossing that would occur through a process of pedagogical creation applied in two classes of high school senior in public schools, in order to reflect on the perspective of immanence, of becoming, the production of subjectivity and multiplicity, contributing to the process of re-signification of my practice, through a research-action. In this process, in order to reach this goal, in addition to confronting the Deleuzian theory with the field of literature teaching, conditions were created so that two groups of students from the two schools investigated could reflect on the processes of subjectivation that had been (re)produced in school every day, mainly in literature classes. The speeches of some students about the student occupation in 2016, in which they actively participated, made the perspective of analysis broaden, becoming interested in the research, also thinking about the subjectivity produced in that period, how they related and experimented with literature. From the research-action, some results were pointed out, among them: 1) To provide less controlled ways of reading; 2) To break with the hierarchy of contents and readings; 3) To consider for literature classes the inclusion of literary reading and writing experiments, through the insertion of practices that involve the expansion of the literary conception, with an incursion into different artistic languages, the performing of the text and literary workshops. The results served as the basis for the pedagogical intervention carried out in the last stage of the process. In this research, my theoretical reference was based on the works of Deleuze written individually or in partnership with Guattari and Parnet, as well as in the works of Foucault, Bakhtin, Guattari and Rolnik. The thesis is justified by finding in the questions raised here and in the proposal developed an additional possibility for other teachers to experience singular situations of work so that the works, in fact, happen for the students
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10087
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