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Title: O Cativeiro que liberta: ressignificando o tropo do porão em Homem invisível, Linden Hillse The man in my basement
Authors: Paiva, Rita de Cássia Marinho de
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Sonia Regina Aguiar Torres da
metadata.dc.contributor.members: Rodriguez, Lucia de La Rocque
Carreira, Shirley de Souza Gomes
Portilho, Carla de Figueiredo
Silva, Renata Flavia da
Issue Date: 27-May-2019
Abstract: A proposta deste trabalho é refletir sobre aspectos do arquivo da escravidão e sua influência na (re)construção da identidade do afrodescendente, mais especificamente nos EUA, tendo como foco a ressignificação do tropo do porão, presente nas obras selecionadas para estudo: Homem invisível (ELLISON,1954/2013), Linden Hills (NAYLOR, 1985) e TheMan in MyBasement (MOSLEY, 2004). Na história do Atlântico negro, o porão era o locus de terror e morte nos navios negreiros, que arrastaram milhares de escravos, numa diáspora forçada, a um espaço onde seriam constantemente o Outro; Caliban fora de sua ilha. No Novo Mundo, os africanos traficados e seus descendentes, com suas identidades esfaceladas e raízes arrancadas, têm na diáspora a fundação para sua (re)construção identitária-cultural. Atentos a isso, e igualmente herdeiros do regime escravocrata, os autores Ralph Ellison (Homem invisível, 1954/2013), Gloria Naylor (Linden Hills, 1985) e Walter Mosley (TheMan in MyBasement, 2004) produzem neonarrativas de escravidão que lançam um olhar crítico sobre essa reconstrução do afro-americano. Assim, proponho uma reflexão sobre estes romances à luz das confluências teóricas entre Arquivo/Memória, Atlântico negro/Diáspora e Signifyin(g), assim como de textos críticos afetos às obras e/ou a seus autores
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this work is to analyze aspects of the slavery archive and its influence on the (re)construction of the African descendant identity, more specifically in the USA, focusing on the redefinition of the trope of the basement, which is present in the novels selected for the study: Invisible Man (ELLISON, 1954/2013), Linden Hills (NAYLOR, 1985) and TheMan in My Basement (MOSLEY, 2004). In the history of the Black Atlantic, the basement was thelocus of terror and death aboard the slave ships, which dragged thousands of slaves, in an imposed diaspora, to a place where they would always be the Other; Caliban away from his island. In the New World, the smuggled Africans and their heirs, with their ruined identities and uprooted lives, have in the diaspora the foundation for their identity and cultural (re)construction. Hawk-eyed, and equally heirs to the slave system, authors Ralph Ellison, Gloria Naylor and Walter Mosley compose neo-slave narratives that critically look at this African-American reconstruction. Thus, I propose a review of these novels in light of the theoretical confluences among Archive/Memory, Black Atlantic/Diaspora and Signifyin(g), as well as other critical texts related to the books and/or their authors
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10089
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