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Title: As narrativas criminais na Literatura Brasileira
Authors: Silva, Pedro Puro Sasse da
metadata.dc.contributor.advisor: Portilho, Carla de Figueiredo
metadata.dc.contributor.members: Cardoso, André Cabral de Almeida
Barros Junior, Fernando Monteiro de
Pereira, Júlio César França
Freire, Rafael de Luna
Issue Date: 28-May-2019
Abstract: A crítica brasileira sempre apontou para uma ausência ou escassez da produção nacional enquadrada no gênero conhecido como romance policial. Nossa literatura, no entanto, se vê pródiga em obras que dialogam com o crime desde seu surgimento, não através da difundida figura do investigador que vemos nas obras mais populares do gênero, mas através de narrativas centradas em criminosos e/ou suas vítimas. Levando em conta que os estudos mais recentes do gênero não mais pensam no dito romance policial como, de fato, apenas romances e apenas centrados na figura de um agente da lei e da ordem, mas como um gênero que abrange toda a ficção que toma o crime como um elemento central – denominado crime fiction pela crítica anglófona contemporânea –, é possível repensar a alegada ausência ou escassez do gênero no país como um problema conceitual: tivemos sim uma forte tradição do romance policial no país, desde que o entendamos não através da categoria cristalizada no senso comum, mas de um conceito atualizado pela crítica especializada. Para que seja possível sustentar tal afirmação, essa pesquisa precisa atingir dois objetivos: (I) apresentar um panorama das mais recentes pesquisas na área da crime fiction voltadas para uma reflexão sobre o subgênero centrado não nos investigadores, mas nos criminosos e suas vítimas, culminando na construção do conceito de narrativa criminal; (II) traçar um breve panorama da tradição da narrativa criminal no Brasil, apontando as diversas vertentes que, ao longo do tempo, esse subgênero assumirá no país. Por um lado, tal estudo busca aproximar o Brasil das reflexões atuais sobre a crime fiction feitas em um âmbito internacional, quebrando o mito de que o país teria sido um consumidor passivo do romance policial estrangeiro; por outro, espera-se que esse trabalho possa colaborar, também, para uma reflexão sobre a própria produção nacional, seja revalorizando obras de pouca atenção crítica, seja dando uma nova perspectiva para obras estudadas em outros campos dos estudos literários
metadata.dc.description.abstractother: Brazilian critics have always pointed to an absence or scarcity of a local production in the genre known as detective fiction. However, since the very beginning Brazilian has been prodigal in works that dialogue with crime, although not through the more common figure of the investigator we see in more popular works of the genre, but rather through narratives centered on criminals and / or their victims. Taking into account that most recent studies of the genre no longer in fact think of the detective novels as just novels and only centred in the figure of an agent of the law and order, but as a genre that covers all the fiction with crime as a central element – called crime fiction by contemporary Anglophone critics – it is possible to rethink the alleged absence or scarcity of the genre in Brazil as a conceptual problem: Brazil in fact did have a strong local tradition of detective novels, providing we understand it not as the category crystallized in the usual sense, but rather as a concept revised by the specialized critics. In order to be able to support such a statement, this research must attain two objectives: (I) to present an overview of the most recent research in the field of crime fiction, focusing on a subgenre centred not on investigators but rather on the criminals and their victims, culminating in the construction of the concept of criminal narrative; (II) to give a brief overview of the tradition of criminal narrative in Brazil, pointing out the different aspects that, over time, this subgenre will assume in the country. On the one hand, this study seeks to bring Brazil closer to the current reflections on crime fiction made at international level, breaking the myth that the country would have been a passive consumer of the foreign police novel; and on the other hand, it is also hoped that this work may also contribute to a reflection on Brazilian production itself, either by revaluing works formerly receiving little critical attention or by giving a new perspective to works studied in other fields of literary studies
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10095
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