Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10110
Title: Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
Authors: Martins, Ana Beatriz da Silva Jovencio
metadata.dc.contributor.advisor: Chacon, Eluzir Pedrazzi
metadata.dc.contributor.members: Merçon, Fábio
Borges, Marcia Narcizo
Chinelli, Maura Ventura
Issue Date: 2018
Citation: MARTINS, Ana Beatriz da Silva Jovencio. Oficinas temáticas para ao ensino de química em um curso de formação de professores. Niterói, 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Neste trabalho, apresentamos a elaboração e aplicação das oficinas temáticas “Água e a vida no Planeta”, “Ar e o mundo que não vemos” e “Solo e o chão que pisamos”, desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa de mestrado e aplicada para estudantes do 3o ano do Curso de Formação de Professores para a Educação Infantil e Ensino Fundamental de uma escola pública em Niterói. As oficinas abordaram as propriedades físicas e químicas da matéria de forma dinâmica, crítica e reflexiva e constaram de três momentos: problematização inicial, aquisição do conhecimento e aplicação do conhecimento. Vídeos, rodas de conversa, aula expositiva e a experimentação foram utilizados nas oficinas desenvolvendo cada tema e fomentando uma aprendizagem significativa. Aplicou-se o conhecimento em situações cotidianas diversas e propôs-se aos estudantes a transposição didática do conteúdo aprendido, através da elaboração de um plano de aula de Ciências para ser aplicado nos anos iniciais. Esses planos de aula foram usados na avaliação da proposta. As oficinas temáticas apresentaram-se como um excelente instrumento para a aquisição de conhecimento, trazendo uma nova dinâmica facilitadora da aprendizagem. E como produto deste trabalho foi produzido um livreto que contém todas as etapas desenvolvidas nas Oficinas Temáticas.
metadata.dc.description.abstractother: In this work, we presented the elaboration and application of the workshops thematic "Water and the life in the Planet", "Air and the world that we don't see" and "Soil and the ground that we stepped", developed in the course of a master's degree research and applied for students of the 3rd grade of the Course of Teachers training for the pre-schooland Elementary school of a public school in Niterói. The workshops approached the physical and chemical properties of the matter in a dynamic way, critic and reflexive and they consisted of three moments: initial questioning, acquisition of the knowledge and application of the knowledge. Videos, conversation groups, expositive class and the experimentation were used at the workshops developing each subject and fomenting a significant learning. The knowledge was applied in several daily situations and the didactic transposition of the content learned with that to be supplied in Sciences class was evaluated through the elaboration of a class plan.The thematic workshop came as an excellent instrument for the knowledge acquisition, bringing a new facilitative dynamics of the learning. And as product of this work it was produced a playbook that contains all of the stages developed at the Thematic Workshops.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10110
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Beatriz Matins.pdf3.26 MBAdobe PDFView/Open
Produto Ana Beatriz.pdf758.09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons