REFLEXÕES SOBRE AS LEIS INCLUSIVAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUIR É POSSÍVEL?
Legislação inclusiva brasileira
Educação física escolar
Inclusão escolar
Educação física
Inclusion
inclusive brazilian law
School physical education
Benevides, Gustavo Pires dos Santos | Posted on:
2015
Abstract
Durante muitos anos, a escola vem sendo considerada um espaço de formação para a vida em sociedade. Em tese, tudo que um indivíduo precisa saber para a convivência em grupo aprenderá lá. Logo, a escola se constitui em um espaço tempo de aquisição de conhecimentos para o convívio social. O direito de todos a educação é garantido no Brasil, legalmente, desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, influenciadas por um movimento internacional iniciado com a Declaração de Salamanca e posteriormente com a Declaração de Montreal, a legislação brasileira passa a normatizar a inclusão do deficiente no processo educacional junto a escola regular. Toda essa legislação que passa a priorizar uma educação inclusiva tem sido contemplada nos princípios preconizados pela cultura corporal nas aulas de educação física escolar? Nesse trabalho apresentamos reflexões que esperamos venham a contribuir para uma prática de educação física voltada a inclusão pedagógica e social do deficiente, e contribuindo para uma sociedade verdadeiramente inclusiva
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
BENEVIDES, Gustavo Pires dos Santos. Reflexões sobre as leis inclusivas e a educação física escolar: incluir é possível? 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2015.Subject(s)
InclusãoLegislação inclusiva brasileira
Educação física escolar
Inclusão escolar
Educação física
Inclusion
inclusive brazilian law
School physical education