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Title: Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos, numa proposta Freireana de ensino, com metodologia de projeto, utilizando diário de bordo
Authors: Aquino, Angela de
metadata.dc.contributor.advisor: Chinelli, Maura Ventura
metadata.dc.contributor.members: Nascimento, Gabriela Ventura da Silva do
Chacon, Eluzir Pedrazzi
Issue Date: 2019
Citation: Aquino, Angela de. Ensino de química em turnas de Educação de Jovens e adultos, numa proposta Freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de Química em um Curso de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental II visando à inserção de conceitos científicos em uma turma Multisseriada. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições em educação em Química, com Chassot e Delizoicov; aprendizagem socialmente mediada, com Vygotsky; e projetos de ensino, com Freire. Apontamos para a necessária valorização de saberes trazidos pelo discente como forma de favorecimento na introdução de conceitos científicos inerentes à Química no Ensino Fundamental. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, observamos a participação dos sujeitos, alunos do curso de Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede privada que utiliza a Metodologia de Projetos, localizada no município de São Gonçalo. Em conjunto com alunos e outros professores construímos uma proposta de ensino contextualizada cujo tema gerador do projeto foi uma grande problemática local, o lixo, de forma que pudesse atender à necessidade da construção de conceitos científicos químicos pertinentes para cada fase das turmas multisseriadas. A técnica de observação participante foi a forma utilizada para coleta dos dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração de soluções possíveis para o aproveitamento do lixo - sobretudo de isopor, jornais e revistas - e a confecção de vasos de plantas através da reciclagem desses materiais pelos próprios alunos, influenciaram, de maneira única, o pensar em Ciências no Ensino Fundamental II. Assim, percebemos que os jovens e adultos de diferentes fases da escolarização conseguiram aproximar o conhecimento de Química em sua etapa escolar a ações autônomas de respeito ao Meio Ambiente.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to analyze a teaching practice of chemistry in a course of youth and adults (EJA) of elementary school II, aiming the insertion of scientific concepts in a mixed grade school class. For this, we seek theoretical support from the contributions in education in chemistry, with Chassot and Delizoicov; socially mediated learning, with Vygotsky; and teaching projects, with Freire. We point to the necessary valuation of knowledge brought by the student as a way of favoring the introduction of scientific concepts inherent to teaching of chemistry in elementary education. For the qualitative research, we observed the participation of the subjects, elementary school students in the youth and adult education modality, in a private school that uses the project methodology, located in the municipality of São Gonçalo. Together with students and other teachers, we constructed a contextualized teaching proposal which theme generating the project was a major local problem, garbage, so that it could meet the need to construct chemical scientific concepts relevant to each phase of the mixed grade school classes. The participant observation technique was the form used to collect the data, followed by the reflexive analysis of the teaching strategies adopted. The results show that the commitment to the elaboration of possible solutions for the use of garbage - especially styrofoam, newspapers and magazines - and the making of pots of plants through the recycling of these materials by the students themselves, influenced, in a unique way, the thinking of science in elementary education II. Thus, we perceive that the youngsters and adults of different stages of schooling managed to bring the knowledge of chemistry in its school stage to autonomous actions of respect for the environment.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10118
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