Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChinelli, Maura Ventura-
dc.contributor.authorAquino, Angela de-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:28:37Z-
dc.date.available2019-06-25T19:28:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAquino, Angela de. Ensino de química em turnas de Educação de Jovens e adultos, numa proposta Freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10118-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de Química em um Curso de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental II visando à inserção de conceitos científicos em uma turma Multisseriada. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições em educação em Química, com Chassot e Delizoicov; aprendizagem socialmente mediada, com Vygotsky; e projetos de ensino, com Freire. Apontamos para a necessária valorização de saberes trazidos pelo discente como forma de favorecimento na introdução de conceitos científicos inerentes à Química no Ensino Fundamental. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, observamos a participação dos sujeitos, alunos do curso de Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede privada que utiliza a Metodologia de Projetos, localizada no município de São Gonçalo. Em conjunto com alunos e outros professores construímos uma proposta de ensino contextualizada cujo tema gerador do projeto foi uma grande problemática local, o lixo, de forma que pudesse atender à necessidade da construção de conceitos científicos químicos pertinentes para cada fase das turmas multisseriadas. A técnica de observação participante foi a forma utilizada para coleta dos dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração de soluções possíveis para o aproveitamento do lixo - sobretudo de isopor, jornais e revistas - e a confecção de vasos de plantas através da reciclagem desses materiais pelos próprios alunos, influenciaram, de maneira única, o pensar em Ciências no Ensino Fundamental II. Assim, percebemos que os jovens e adultos de diferentes fases da escolarização conseguiram aproximar o conhecimento de Química em sua etapa escolar a ações autônomas de respeito ao Meio Ambiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Bernadete Dos Santos (mariabpds@id.uff.br) on 2019-04-29T18:46:03Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Angela de Aquino.pdf: 4063190 bytes, checksum: fe00e05439de4857c314d364625100cf (MD5) Produto Angela de Aquino.pdf: 562822 bytes, checksum: 8069ab15b246b5cb17c115536d4a1cc1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Central do Valonguinho Biblioteca Central do Valonguinho (bcv@ndc.uff.br) on 2019-06-25T19:28:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Angela de Aquino.pdf: 4063190 bytes, checksum: fe00e05439de4857c314d364625100cf (MD5) Produto Angela de Aquino.pdf: 562822 bytes, checksum: 8069ab15b246b5cb17c115536d4a1cc1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T19:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Angela de Aquino.pdf: 4063190 bytes, checksum: fe00e05439de4857c314d364625100cf (MD5) Produto Angela de Aquino.pdf: 562822 bytes, checksum: 8069ab15b246b5cb17c115536d4a1cc1 (MD5) Previous issue date: 2019-04-29en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEnsino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos, numa proposta Freireana de ensino, com metodologia de projeto, utilizando diário de bordopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.keywordMetodologia de Projetospt_BR
dc.contributor.membersNascimento, Gabriela Ventura da Silva do-
dc.contributor.membersChacon, Eluzir Pedrazzi-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.descriptorEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.descriptorMetodologia de Projetospt_BR
dc.subject.descriptorProdução Intelectualpt_BR
dc.subject.keywordotherTeaching of chemistrypt_BR
dc.subject.keywordotherYouth and adult education.pt_BR
dc.subject.keywordotherProject methodology.pt_BR
dc.description.abstractotherThis work aims to analyze a teaching practice of chemistry in a course of youth and adults (EJA) of elementary school II, aiming the insertion of scientific concepts in a mixed grade school class. For this, we seek theoretical support from the contributions in education in chemistry, with Chassot and Delizoicov; socially mediated learning, with Vygotsky; and teaching projects, with Freire. We point to the necessary valuation of knowledge brought by the student as a way of favoring the introduction of scientific concepts inherent to teaching of chemistry in elementary education. For the qualitative research, we observed the participation of the subjects, elementary school students in the youth and adult education modality, in a private school that uses the project methodology, located in the municipality of São Gonçalo. Together with students and other teachers, we constructed a contextualized teaching proposal which theme generating the project was a major local problem, garbage, so that it could meet the need to construct chemical scientific concepts relevant to each phase of the mixed grade school classes. The participant observation technique was the form used to collect the data, followed by the reflexive analysis of the teaching strategies adopted. The results show that the commitment to the elaboration of possible solutions for the use of garbage - especially styrofoam, newspapers and magazines - and the making of pots of plants through the recycling of these materials by the students themselves, influenced, in a unique way, the thinking of science in elementary education II. Thus, we perceive that the youngsters and adults of different stages of schooling managed to bring the knowledge of chemistry in its school stage to autonomous actions of respect for the environment.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentQuímica Orgânicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Naturezapt_BR
dc.degree.date2019-
dc.degree.localInstituto de Química - UFFpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical94pt_BR
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Angela de Aquino.pdfDissertação3.97 MBAdobe PDFView/Open
Produto Angela de Aquino.pdfProduto549.63 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons