Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10120
Title: Radiografia Industrial: um caminho para reformular o currículo do curso de Construção Naval Integrado, ao ensino médio
Authors: Carvalho, Antonio de Pádua Diniz
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Roberto Meigikos dos
metadata.dc.contributor.members: Lacerda, Thiago Correa
Macário, Kita Chaves Damásio
Costa, Isa
Tort, Alexandre Carlos
Issue Date: 10-May-2019
Citation: Carvalho, Antonio de Pádua Diniz. Radiografia industrial: um caminho para reformular o currículo do curso de construção naval integrado ao ensino médio.
Abstract: A grade curricular do curso técnico de Construção Naval, ministrados pelas escolas técnicas brasileiras vinculadas ao ensino médio, precisam passar por algumas transformações. Dentre as inúmeras razões que fundamentam esta afirmação, uma delas reside na falta de qualquer indicio da abordagem da técnica não destrutiva de Radiografia Industrial na sua Matriz Curricular. A ausência do enfoque dessa disciplina, na formação do técnico de Construção Naval, constitui uma anomalia, considerando que esse recurso é amplamente utilizados para inspecionar a integridade física de componentes metálicos, integrantes dos mais diversos equipamentos que fazem parte das estruturas flutuantes. Tendo em vista mudar essa realidade, esta dissertação propõe estudar a viabilidade da inserção da disciplina de Radiografia Industrial na matriz curricular do curso técnico de Construção Naval. Fundamentada nos pressupostos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Marco Antônio Moreira, e no Tema Estruturador Matéria e Radiação previsto no Parâmetros Curriculares Nacionais. Para isso, foi elaborado um projeto de pesquisa, aplicado de uma forma experimental no Curso Técnico de Construção Naval subsequente ao ensino médio, da Escola Técnica Estadual Henrique Lage da rede Fundação de Apoio a Escola Técnica, que constou de duas etapas investigativas sequenciadas. A primeira delas estabeleceu a metodologia da coleta dos dados necessários, que orientou a execução da etapa seguinte constituída de um Estudo de Caso. O Estudo de Caso abrangeu a aplicação de vários procedimentos de pesquisa com a finalidade de aprimorar os conhecimentos prévios dos alunos sobre Física das Radiações, com o objetivo de tornar possível a inserção dos ensinamentos posteriores de Radiografia Industrial. Após etapa do Estudo de Caso, foi aplicado um teste final, cujo resultado revelou que a maioria dos estudantes investigados demonstraram um bom nível de aprendizagem da técnica não destrutiva de Radiografia Industrial e Proteção Radiológica, por terem obtidos um aperfeiçoamento maior no seu grau de conhecimentos sobre Física das Radiações. A articulação desses conhecimentos relacionam os anseios da escola e da sociedade, por ser capaz de proporcionar aos futuros técnicos de Construção Naval, não somente a competência profissional, mas que ensejam novas perspectivas, que estimulem os debates, mediante a aplicação de novas tecnologias relacionadas as aplicações da radiação ionizante.
metadata.dc.description.abstractother: The curriculum of the technical course of Construction Naval, taught by the Brazilian technical schools linked to high school, must undergo some transformations. Among the many reasons that support this statement, one of them lies in the lack of any indication of the nondestructive technique of Industrial Radiography in its Curriculum Matrix. The absence of the focus of this discipline, in the formation of the Naval Construction technician, constitutes an anomaly, considering that this resource is widely used to inspect the physical integrity of metallic components, members of the most diverse equipment that are part of the floating structures. In order to change this reality, this dissertation proposes to study the feasibility of insertion of the discipline of Industrial Radiography in the curricular matrix of the technical course of Naval Construction. Based on the assumptions of the Significant Learning of David Ausubel and Marco Antônio Moreira, and on the Matter and Radiation Matrix foreseen in the National Curricular Parameters. For this, a research project was elaborated, applied in an experimental way in the Technical Course of Naval Construction subsequent to the high school, of the Henrique Lage State Technical School of the Foundation network of Support to Technical School that consisted of two investigative stages sequenced. The first one established the methodology for collecting the necessary data, which guided the execution of the next stage, which was a case study. The Case Study covered the application of various research procedures in order to improve the students' prior knowledge about Radiation Physics, in order to make possible the insertion of the later lessons of Industrial Radiography. After the Case Study, a final test was applied, which revealed that most of the students investigated demonstrated a good level of learning of the nondestructive technique of Industrial Radiography and Radiological Protection, since they obtained a better improvement in their degree of knowledge on Radiation Physics. The articulation of this knowledge relates the yearnings of the school and of society, being able to provide future Naval Construction technicians, not only with professional competence, but also with new perspectives that stimulate the debates, through the application of new technologies related to applications of ionizing radiation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10120
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Antonio de Pádua Carvalho.pdfDissertação2.39 MBAdobe PDFView/Open
Produto Antonio de Pádua Carvalho.pdfProduto1.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons