Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10121
Title: Práticas alternativas no ensino das ciências: as relações entre os conteúdos de física e de biologia na Interface com a educação ambiental
Authors: Azevedo, Ruan das Flores de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Luiza Rodrigues de
metadata.dc.contributor.members: Bampi, Maria Luiza Furlin
Sbano, Valmir Cândido
Issue Date: 2019
Citation: Azevedo, Ruan das Flores de. Práticas alternativas no ensino das ciências : as relações entre os conteúdos de física e de biologia, na interface com a educação ambiental
Abstract: Esta dissertação teve por objetivo produzir uma prática cuja finalidade é romper com modelos conservadores no Ensino de conteúdos da Física associados a conteúdos de Biologia, na interface com a Educação Ambiental crítica. Para tanto, os seguintes passos foram dados: elaboração de uma prática alternativa aos modelos conservadores na interface entre conteúdos de Física, da Biologia e da Educação Ambiental; análise do desenvolvimento desta prática a partir das narrativas dos atores de uma sala de aula: professor e alunos; (Re)elaboração da prática proposta inicialmente e divulgação da prática re(elaborada), a partir da proposta de oficina1 para a formação continuada para professores de Física e ou de Biologia, cujo tema foi a interface das duas disciplinas com a Educação Ambiental crítica.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation aimed to produce a practice whose purpose is to break with conservative models in the Teaching of Physics contents associated with Biology contents, in the interface with Critical Environmental Education. To do so, the following steps were taken: elaboration of an alternative practice to conservative models in the interface between Physics, Biology and Environmental Education contents; analysis of the development of this practice from the narratives of the actors of a classroom: teacher and students; re-elaboration of the initially proposed practice and dissemination of the re-elaborated practice, based on the proposal of a workshop2 for continuing education for Physics and / or Biology teachers, whose theme was the interface of the two disciplines with Critical Environmental Education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10121
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ruan Azevedo.pdfDissertação2.65 MBAdobe PDFView/Open
Produto Ruan Azevedo.pdfProduto622.43 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons