Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10122
Title: Bullying na Universidade: perspectivas a partir do estudo do desenvolvimento moral e da imagem corporal
Authors: Costa, Sandra de Matos Botelho da
metadata.dc.contributor.advisor: Koifman, Lilian
metadata.dc.contributor.members: Rego, Sergio Tavares de Almeida
Machado, Mônica Tereza Christa
Rego, Marisa Palacios da Cunha e Melo de Almeida
Berger, Sônia Maria Dantas
Issue Date: 2016
Citation: Costa, Sandra de Matos Botelho da Costa. Bullying na Universidade: perspectivas a partir do desenvolvimento moral e da imagem corporal. 2016. 223 f. Tese (Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Abstract: Esta pesquisa pretende lançar luz sobre o bullying na universidade e ganha força na medida em que a exposição a esse fenômeno pode acarretar prejuízos de grandes proporções à saúde dos estudantes. A análise foi desenvolvida a partir de perspectivas do estudo do desenvolvimento moral e da imagem corporal nos discentes de um curso de Medicina de uma Universidade pública no Brasil. Para tal condução, foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, e da observação participante. O estudo sustentou-se no referencial teórico de Dan Olweus e de outros pesquisadores. Sob a ótica, principalmente, de Piaget e Kohlberg, embasamos o estudo do desenvolvimento moral. Para as reflexões sobre o corpo e a imagem corporal, ancoramos o nosso ponto de vista nas pesquisas de Schilder e Tavares. Os resultados apontaram a existência do fenômeno entre os estudantes do primeiro ao quarto período, alvos da pesquisa; destacaram os valores dignidade humana e respeito ao próximo essenciais na relação com seus pares; e relacionaram a imagem corporal ao fenômeno do bullying na medida em que a aparência física, na contemporaneidade, é bastante valorizada pelos jovens.
metadata.dc.description.abstractother: This research aims to shed light on bullying at university level. It gains in importance by the fact that exposure to this phenomenon can cause damage of great proportions to the health of students. The analysis was developed from the perspective of the study of moral development and body image in students of a medical school of a public University in Brazil. For this purpose, we used the qualitative research approach by applying a questionnaire with open and closed questions, and participant observation. The study was based on the theoretical framework of Dan Olweus and other researchers. The study of moral development used the approaches by Piaget and Kohlberg. For reflections on the body and body image, we utilized the research by Schilder and Tavares. The results showed the existence of the phenomenon of bullying among students from first to fourth period, targets of the research. They highlighted the values of human dignity and respect for others as essential in relationships among peers and related body image to the bullying phenomenon insofar as physical appearance, nowadays, is highly valued by young people.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10122
Appears in Collections:PPGBIOS - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese final pronta PDF.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons