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Title: Institucionalização da educação de surdos no Brasil : por trás da escrita, o silêncio
Authors: Silva, Flavia Oliveira Teófilo da
metadata.dc.contributor.advisor: Freitas, Luciana Maria Almeida de
metadata.dc.contributor.members: Giorgi, Maria Cristina
Rodrigues, Bruno Rego Deusdará
Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Issue Date: 2014
Abstract: Esta pesquisa propõe a avaliação dos enunciados presentes em um documento oficial do Ministério da Educação (MEC) sobre o trabalho do professor de português de Educação Básica que atua diretamente com a comunidade surda, intitulado Ensino de Língua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica (BRASIL, 2004b). Nossa proposta busca contribuir para o conhecimento de questões referentes à educação de surdos presentes em documentos oficiais, a partir de uma análise linguística e histórica de discursos que prescrevem a atividade docente, buscando observar se propõem uma uniformização de seu trabalho através de injunções de fazer ou de uma espécie de treinamento. Além disso, pretendemos refletir sobre o caráter prescritivo do documento com relação ao trabalho do professor, a partir das discussões sobre linguagem e trabalho, reconhecer as marcas discursivas que validem esse caráter, identificar as diversas vozes que circulam no documento e verificar de que forma os enunciados desse material tematizam o ensino de português como segunda língua para alunos surdos. O marco teórico em que nos baseamos abarca a abordagem ergológica da atividade (SCHWARTZ, 2000; 2002; SCHWARTZ; DURRIVE, 2010), os fundamentos da Análise do Discurso sob uma perspectiva enunciativa (MAINGUENEAU, 1997; 1998; 2005; 2008) e a concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV, 2009). Nosso corpus de investigação constitui-se de um recorte dos textos metodológicos e didáticos do volume 2 do documento do MEC para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para a comunidade surda. Selecionamos trechos da revisão teórica presentes no material, bem como isolamos seções fixas dentro das quais se explicitam as propostas de atividades escolares a alunos surdos, cujas marcas discursivas se dirigem ao professor, explícita ou implicitamente. A análise indica não somente a natureza prescritiva dos enunciados do material voltados para a padronização da atividade docente, como também aponta prescrições direcionadas aos alunos com surdez, pautadas nas concepções de aprendizagem de línguas que emanam do documento. Os resultados mostram, ainda, que, na tentativa de aproximar-se de seus coenunciadores, os enunciados presentes no interior desse todo escrito apagam suas subjetividades, silenciando suas vozes enquanto verdadeiros protagonistas desse universo de ensino.
metadata.dc.description.abstractother: Esta investigación propone el análisis de los enunciados del documento oficial del Ministério da Educação (MEC) sobre el trabajo del profesor de portugués de Educación Básica que actúa directamente con la comunidad sorda, nombrado Ensino de Língua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica (BRASIL, 2004b). Nuestra propuesta tiene el objetivo de contribuir para el conocimiento de cuestiones respecto a la educación de sordos en documentos oficiales, a partir de un análisis lingüístico e histórico de discursos que prescriben la actividad docente, observando si proponen la estandarización del trabajo a través de imposiciones o de un tipo de entrenamiento. Además, pretendemos reflexionar sobre la naturaleza prescriptiva del documento respecto al trabajo del profesor, a partir de discusiones sobre lenguaje y trabajo, reconocer las marcas discursivas que validen este carácter, identificar las diversas voces que circulan en el documento y verificar de qué manera los enunciados del material tratan la temática de la enseñanza de portugués como segunda lengua para alumnos sordos. El aporte teórico en el que nos basamos abarca el abordaje ergológico de la actividad (SCHWARTZ, 2000; 2002; SCHWARTZ; DURRIVE, 2010), los fundamentos del Análisis de Discurso bajo la perspectiva enunciativa (MAINGUENEAU, 1997; 1998; 2005; 2008) y la concepción dialógica de lenguaje (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV, 2009). Nuestro corpus de investigación se constituye de un fragmento de textos metodológicos y didácticos del volumen 2 del documento de MEC para la enseñanza de lengua portuguesa como segunda lengua a la comunidad sorda. Elegimos partes de la revisión teórica del material y aislamos apartados fijos en los que se exponen las propuestas de actividades escolares a alumnos sordos, cuyas marcas discursivas se dirigen al profesor, de modo explícito o implícito. El análisis señala no solo la naturaleza prescriptiva de los enunciados del material vueltos a la estandarización de la actividad docente, sino que también apunta prescripciones dirigidas a los alumnos sordos, basadas en las concepciones de aprendizaje de lenguas extraídas del documento. Los resultados enseñan, aún, que, en el intento de acercarse a los coenunciadores, los enunciados borran sus subjetividades, callando las voces de los verdaderos protagonistas de ese universo de enseñanza.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10136
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