Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Doutorado - Niterói
  • POSLING - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Doutorado - Niterói
  • POSLING - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TESE - PDF.pdf (3.063Mb)

Collections
  • POSLING - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A MULTISSENSORIALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO NA PRÉ-LEITURA DE TEXTOS VERBAIS
Andrade, Ivana Quintão de | Posted on: 2019
Abstract
Esta tese tem como objetivo utilizar a multissensorialização do texto verbal – mais especificamente, o literário – como estratégia de mediação leitora voltada para o Ensino Fundamental II. Acredita-se que, por meio de estímulos olfativos, gustativos, auditivos, tácteis e visuais, o professor-mediador possa ativar, nos alunos-leitores, memórias que fertilizem sua imaginação, levando-os a fazer inferências antes da leitura propriamente dita e, assim, aumentar seus graus de produção de sentidos. A teoria do discurso adotada é a Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau, no que ela tange, principalmente, aos conceitos de sujeitos do ato de linguagem; de semiotização do mundo e de contrato de comunicação. Além disso, ela propõe a intencionalidade e a influência como funções principais da linguagem. Esse aspecto é importante para que o professor-mediador e o aluno-leitor entendam que os implícitos da linguagem são os responsáveis pela produção dos sentidos, tanto quanto os explícitos linguísticos. Considerando-se, ainda, que a própria Análise do Discurso propõe o não reducionismo disciplinar, outras áreas do conhecimento atuam como aportes para alicerçar a proposta de mediação em leitura com atividades multissensoriais. Por isso, recorreu-se, dentre outros pesquisadores, a Martins (2006), com os níveis sensorial, emocional e racional de leitura; a Cosson (2006), com as propostas metodológicas para o ensino de leitura literária; a Dell’Ísola (1988), com sua pesquisa acerca do processo inferencial; a Feres (2011), com seu estudo sobre leitura, fruição e ensino; a Spinoza (2017), por ser ele o filósofo das afecções entre os corpos e dos afetos gerados por essas afecções. No contrato de leitura na escola, acredita-se que os encontros entre o aluno-leitor e os estímulos sensoriais proporcionados pela multissensorialização do texto literário, podem aumentar o grau de compreensão e de interpretação dos textos
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Subject(s)
Multissensorialização
Texto verbal
Contrato de leitura na escola
Professor mediador
Leitura
Linguagem oral
Mediação
Professor
Educação básica
Multisensorisation
Verbal text
Reading contract at school
Teacher-mediator
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10141
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram