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Title: Vai dar samba: o discurso amoroso da samba e a posição- sujeito mulher
Authors: Alves, Tássia Gimenes
metadata.dc.contributor.advisor: Dela-Silva, Silmara
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Lucia Maria Alves
Baalbaki, Angela Correa Ferreira
Branco, Luiza Kátia Andrade Castello
Sousa, Silvia Maria de
Issue Date: 2014
Abstract: Partindo da premissa de que o samba é uma manifestação cultural de bastante expressão no Brasil, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, analisar seu discurso enquanto uma forma de construção e circulação de sentidos torna-se relevante. Nesse contexto, é possível observar no âmbito discursivo o processo de construção de sentidos que dependem das posições ideológicas em jogo na constituição dos dizeres. De modo a atender a essas demandas, a pesquisa em questão tem por objetivo analisar o modo como se constituem os sentidos acerca da mulher em letras de samba. Mais especificamente, tomamos como ponto de partida de análise, via Pêcheux (1969), as formações imaginárias projetadas para a mulher enquanto parte de um relacionamento amoroso com um homem, considerando a imagem que esse homem inserido nessa relação faz de si mesmo e do outro, que é no caso, uma mulher. Analisamos, assim, como as formações imaginárias de homem e de mulher são construídas, e que posições- sujeito são atribuídas à mulher no discurso amoroso do samba. A teoria feminista comparece como uma perspectiva feminina de olhar para a mulher e para os discursos a ela referentes. O discurso do samba não é apenas o corpus desse trabalho de pesquisa, mas também se estabelece como condição de produção para discursos relativos à mulher, ao materializar discursos da sociedade patriarcal brasileira. Com vistas a traçar tal percurso, lançamos mão da Análise de Discurso Pêcheuxtiana como teoria e metodologia, uma vez que entendemos que os sentidos têm uma história e só podem ser compreendidos em relação à materialidade linguística e às suas condições de produção. Com as análises, buscamos mostrar como se constituem os efeitos de sentido para as mulheres no discurso do samba, que por sua vez, entrelaçam-se aos dizeres sobre os homens nas letras de pagode romântico que compõem o nosso corpus. Nosso percurso nesta pesquisa permitiu-nos constatar que, no âmbito do samba, a posição-sujeito mulher constitui-se enquanto tal em relação à posição-sujeito homem, para quem é projetada no dizer a imagem do malandro, perpetuando, assim, o discurso machista.
metadata.dc.description.abstractother: Assuming that samba is an important cultural manifestation in Brazil, especially in Rio de Janeiro and São Paulo, to analyze its discourse as a form of construction and circulation of meanings becomes relevant. In this context, it is possible to observe in the discursive framework the process of construction of meanings that depend on ideological positions at stake in the constitution of the meaning. In order to achieve these demands, this research is aimed to think the formation of meanings about woman in samba lyrics. More specifically, we analyze, via Pêcheux (1969), the imaginary formations designed for woman as part of a loving relationship with a man, considering the image that the man makes about himself and about the other, that in this case is a woman. We also analyze how the imaginary formations of man and woman are built, and which subject position is assigned to woman in love discourse of samba. Feminist theory is here a female perspective to look at the woman and the discourse related to her. The discourse of samba is not only the corpus of this research, but it is also established as a condition for production of discourses about woman and historical discourse of the Brazilian patriarchal society. In order to trace this route, we employed the Pêcheuxtian discourse analysis as theory and methodology, once we understand that the senses have a history and can only be understood in relation to linguistic materiality and its conditions of production. With the analysis, we seek to show the effects of meaning related to woman in the discourse of samba, the same was done in relation to the man in romantic pagode lyrics that are part of our corpus. This study enabled us to conclude that under the samba subject position, woman constitutes in relation to the man’s subject position, posed as a ‘malandro’ that perpetuates the sexist discourse.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10149
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