VAI DAR SAMBA: O DISCURSO AMOROSO DA SAMBA E A POSIÇÃO- SUJEITO MULHER
Discurso musical (samba)
Feminismo
Mulher
Análise do discurso
Samba
Feminismo
Mulher
Discourse Analysis
Musical discourse (samba)
Feminism
Woman
Alves, Tássia Gimenes | Posted on:
2014
Abstract
Partindo da premissa de que o samba é uma manifestação cultural de bastante expressão
no Brasil, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, analisar seu discurso enquanto
uma forma de construção e circulação de sentidos torna-se relevante. Nesse contexto, é
possível observar no âmbito discursivo o processo de construção de sentidos que
dependem das posições ideológicas em jogo na constituição dos dizeres. De modo a
atender a essas demandas, a pesquisa em questão tem por objetivo analisar o modo
como se constituem os sentidos acerca da mulher em letras de samba. Mais
especificamente, tomamos como ponto de partida de análise, via Pêcheux (1969), as
formações imaginárias projetadas para a mulher enquanto parte de um relacionamento
amoroso com um homem, considerando a imagem que esse homem inserido nessa
relação faz de si mesmo e do outro, que é no caso, uma mulher. Analisamos, assim,
como as formações imaginárias de homem e de mulher são construídas, e que posições-
sujeito são atribuídas à mulher no discurso amoroso do samba. A teoria feminista
comparece como uma perspectiva feminina de olhar para a mulher e para os discursos a
ela referentes. O discurso do samba não é apenas o corpus desse trabalho de pesquisa,
mas também se estabelece como condição de produção para discursos relativos à
mulher, ao materializar discursos da sociedade patriarcal brasileira. Com vistas a traçar
tal percurso, lançamos mão da Análise de Discurso Pêcheuxtiana como teoria e
metodologia, uma vez que entendemos que os sentidos têm uma história e só podem ser
compreendidos em relação à materialidade linguística e às suas condições de produção.
Com as análises, buscamos mostrar como se constituem os efeitos de sentido para as
mulheres no discurso do samba, que por sua vez, entrelaçam-se aos dizeres sobre os
homens nas letras de pagode romântico que compõem o nosso corpus. Nosso percurso
nesta pesquisa permitiu-nos constatar que, no âmbito do samba, a posição-sujeito
mulher constitui-se enquanto tal em relação à posição-sujeito homem, para quem é
projetada no dizer a imagem do malandro, perpetuando, assim, o discurso machista
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Análise de DiscursoDiscurso musical (samba)
Feminismo
Mulher
Análise do discurso
Samba
Feminismo
Mulher
Discourse Analysis
Musical discourse (samba)
Feminism
Woman
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