Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10157
Title: Direito e big data: a concorrência na era digital
Authors: GONÇALVES, VITOR GABRIEL DE MOURA
metadata.dc.contributor.advisor: Pessanha, Rachel Bruno
metadata.dc.contributor.members: Silva, Priscilla Menezes da
Oliveira, Natália Caroline Soares de
Torres, Marcos Alcino de Azevedo
Issue Date: 2017
Citation: GONÇALVES, Vitor Gabriel de Moura. Direito e big data: a concorrência na era digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Abstract: O exponencial movimento de aprimoramento dos meios digitais culminou com a criação de um fenômeno conhecido como Big Data, cujo escopo se firma na coleta, armazenamento, análise e utilização de dados próprios ou de usuários. Mais do que uma inovação, o mercado movido por dados tornou-se um fator necessário para novos potenciais concorrentes, o que leva ao questionamento se tais informações são dotadas de fácil disponibilidade ou de escassez para manutenção de poder de mercado. Como consequência, uma análise comparativa com o direito concorrencial merece ser estabelecida, uma vez que o abuso na concentração de dados pode causar impactos diretos na qualidade e inovação de produtos e serviços, bem como no bem estar de consumidores, principalmente pela violação de sua privacidade através da livre utilização de dados por terceiros, sem contar com os incalculáveis impactos indiretos.
metadata.dc.description.abstractother: The escalating enhancement movement of digital media culminated in the creation of a phenomenon so-called as Big Data, whose scope is established in the collection, storage, analysis and use of own or users’ data. Further than an innovation, the data-driven market has become a necessary factor for new potential competitors, leading to questioning whether such information is readily available or scarce for maintaining market power. Therefore, a comparative analysis with antitrust law must be established, as abuse of data concentration can lead to a direct impact on the quality and innovation of products and services, as well as on consumer welfare, mainly for the violation of your privacy through the unobstructed use of your data by third parties, besides from the immensurable indirect impacts.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10157
Appears in Collections:SGD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-VitorGabriel.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.