• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IL - Instituto de Letras
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Mestrado - Niterói
  • POSLING - Dissertações - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IL - Instituto de Letras
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Mestrado - Niterói
  • POSLING - Dissertações - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
DissertaçãoUFFCyntiaComFichaCa... (1.785Mb)

Coleções
  • POSLING - Dissertações - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
CONCEPTUALIZAÇÕES METAFÓRICO-AVALIATIVAS DA RELAÇÃO ORIENTANDO-ORIENTADOR
Silva, Cyntia Santana da | Postado em: 2019
Resumo
Este trabalho propõe investigar o papel da metáfora na conceptualização e avaliação da relação orientando-orientador sob a perspectiva da Linguística Cognitiva (LC), com foco na linguagem em uso. Dentro dessa linha teórica, nosso foco recairá nos conceitos de metáfora conceptual (Lakoff e Johnson (1980 [2002]) e de frames (Fillmore (1975, 1977, 1982, 1985), que são representações cognitivas e constitutivas de nosso sistema conceptual. Devido à natureza deste estudo, envolvendo a articulação entre discurso e cognição, buscamos autores que tratam dessa perspectiva, como Semino (2008), Cameron; Maslen (2010) e Vereza (2013). Os aspectos sociais e culturais que envolvem essa relação foram analisados a partir de Gibbs (2002) e Kövecses (2005). Para a geração do corpus, utilizamos dados extraídos de: 1) pesquisa online com a entrada (marcadora de símile) “Orientador é como...”; e 2) formulário introduzido na plataforma Google Forms e postado em grupos de redes sociais, cujos participantes são estudantes de pós-graduação. Os resultados da análise das 252 respostas recebidas desses formulários apontaram como predominantes as metáforas conceptuais PROFESSOR É GUIA, PROFESSOR É PAI/MÃE e PROFESSOR É CARRASCO, refletindo, respectivamente, avaliações positivas e negativas dos orientadores por parte dos orientandos. As marcas linguísticas específicas ou veículos metafóricos identificados nos corpora, como “guia”, “jornada”, “itinerário”, “prosseguir” e “carrasco”, evocam, preponderantemente, frames relacionados à família, à viagem e à invisibilidade, entre outros, como estruturadores do discurso dos orientandos sobre orientadores. Esses frames formam a base conceptual de algumas metáforas situadas encontradas, como orientador é pai, orientador é mãe, orientador é fantasma e orientador é Mestre dos Magos. Os resultados também revelam o caráter avaliativo da metáfora situada e a articulação entre instâncias cognitivas online e offline da linguagem metafórica em uso (VEREZA, 2013). As conclusões da pesquisa apontam para sua contribuição para a vertente discursivo-cognitiva dos estudos de metáfora e para a área acadêmico-educacional, no que diz respeito a um entendimento mais amplo da relação orientando-orientador
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Assunto(s)
Metáfora conceptual
Metáfora situada
Frames
Cultura
Professor
Estudante
Linguagem
Metáfora
Conceptual metaphor
Situated metaphor
Frames
Culture
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10181
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram