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Title: A onda coreana: um levantamento sobre o k-pop no Brasil e o kpopper brasileiro
Authors: Reis, Roberta Machado de Paulo
metadata.dc.contributor.advisor: La Barre, Jorge de
metadata.dc.contributor.members: Dabul, Lígia Maria de Souza
Fialho, Carlos Eduardo Machado
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O consumo de K-pop no Brasil surpreende a muitos que não acompanharam a chegada da Hallyu. Através de análise sociológica do tema, procura-se compreender como se deu tal aproximação e como o fã brasileiro de música pop coreana articula suas ações. No esforço de driblar barreiras geográficas, culturais e de idioma, o fã brasileiro desenvolveu redes de apoio próprias capazes de fornecer soluções dentro da comunidade de fãs, o que neste trabalho é abordado a partir do conceito de fã-ativismo. A principal ferramenta empregada pelos fãs brasileiros é a internet, que acaba sendo também o principal meio de interação entre eles. Além disso, é também pela internet principalmente que o fã brasileiro de K-pop, o kpopper, vai estabelecer contato com os ídolos coreanos. Para investigar tal pressuposto, realizo um levantamento do contato entre Brasil e K-pop e, a partir dos dados, entrevistas e questionários são aplicados para verificar empiricamente as discussões empregadas ao longo do trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: The consumption of K-pop in Brazil surprises many who did not follow the arrival of Hallyu. Through a sociological analysis of the theme, we try to understand how this approach was carried out and how the Brazilian fan of Korean pop music articulates its actions. In the effort to dribble geographical, cultural and language barriers, the Brazilian fan has developed own support networks capable of providing solutions within the fan community, which in this work is approached from the concept of fan-activism. The main tool used by Brazilian fans is the internet, which is also the main means of interaction between them. In addition, it is also through the internet mainly that the Brazilian K-pop fan, the kpopper, will establish contact with the Korean idols. To investigate this assumption, I perform a survey of the contact between Brazil and K-pop and, from the data, interviews and questionnaires are applied to empirically verify the discussions employed throughout the work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10204
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