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Title: Contradições no mundo do trabalho e progressão escolar
Authors: Otsuka, Bruno Macedo
metadata.dc.contributor.advisor: Zuccarelli, Carolina Soares
metadata.dc.contributor.members: Matiolli, Thiago Oliveira Lima
Melo, Erick Silva Omena de
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo geral deste trabalho é observar a trajetória escolar dos profissionais atuantes no setor de estética e beleza, analisando em que medida suas ocupações como cabeleireiros, esteticistas, manicures e podólogos se diferenciam no que diz respeito à formação escolar, perfil socioeconômico e nível de escolaridade. Enquanto objetivos específicos buscou-se problematizar as escolhas de alguns profissionais da área de estética, especialmente os cabeleireiros e esteticistas, ao buscarem aspirações de inserção futuras no mundo do trabalho através da educação. Foi feita uma análise das experiências e narrativas dos profissionais de estética e beleza na busca de dados sobre suas trajetórias, formação, resultados e projetos profissionais. Esses objetivos são válidos, do ponto de vista desta pesquisa, por ser um objeto que, de certo modo, revela os desdobramentos das políticas públicas educacionais de inclusão e acesso ao sistema educacional. A partir do levantamento bibliográfico feito na revisão de literatura sociológica no âmbito da educação e do trabalho, foram analisados 30 (trinta) questionários aplicados em profissionais atuantes no setor de estética e beleza. Esses questionários demonstraram como as trajetórias educacionais e profissionais dos sujeitos deste estudo compreendem seu lugar na estratificação ocupacional, dividindo em dois grupos profissionais de um mesmo setor de atuação: de um lado, mulheres negras com baixa escolaridade exercendo a função de manicure/podólogo; de outro, homens brancos com maior escolaridade atuando como cabeleireiros/esteticistas.
metadata.dc.description.abstractother: The general objective of this study is to observe the school trajectory of professionals working in the aesthetics and beauty sector, analyzing the extent to which their occupations such as hairdressers, beauticians, manicures and podiatrists differ in regard to school education, socioeconomic profile, and level of education. schooling. As specific objectives I intend to problematize the choices of some professionals in the area of aesthetics, especially hairdressers and beauticians, in seeking future aspirations of insertion in the world of work through education; also seeks to analyze the experiences and narratives of aesthetics and beauty professionals in the search of data on their trajectories, training, results and professional projects. These objectives are valid, from the point of view of this research, because it is an object that, in a way, reveals the unfolding of public educational policies of inclusion and access to the educational system. Based on the literature review done in the sociological literature review in the field of education and work, 30 (thirty) questionnaires were applied and applied to professionals working in the aesthetics and beauty sector. These questionnaires showed how the educational and professional trajectories of the subjects of this study understand their realities, future perspectives and motivations to continue or not the academic life. In the analysis of the data, it was verified that among the professionals manicures and podólogos the level of education of the great majority is the Elementary School, already between the group of hairdressers and beauticians the level of schooling is between the High School and the Superior.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10214
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