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Title: Sustentabilidade e a emergência da energia solar no Brasil: motivações e decisões de consumidores fotovoltaicos residenciais
Other Titles: Sustainability and the emergency of solar energy in brazil: motivations and decisions of residential photovoltaic consumers
Authors: Nunes-Villela, Josely
metadata.dc.contributor.advisor: Domingos, Maria de Lurdes Costa
metadata.dc.contributor.members: Bueno, Cecília
La Rovere, Emilio Lèbre
Eigenheer, Emílio Maciel
Wasserman, Julio Cesar
Motta, Wladmir Henriques
Issue Date: 2018
Abstract: O presente estudo, alinhado à proposta de descarbonização, objetivou compreender o que influi na decisão e motiva os consumidores residenciais de energia fotovoltaica inseridos na realidade brasileira. O tema foi abordado nas seguintes perspectivas: (i) a questão sustentável, posicionando os conceitos fundamentais que emolduram o estudo: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e a presente crise socioambiental; (ii) a questão da energia discutida na perspectiva do consumo, da eficiência energética, do cenário de geração por fontes limpas e renováveis; (iii) a energia solar, com foco na energia fotovoltaica residencial, posicionando regulamentações e incentivos, o sistema de geração, os consumidores e as tendências globais; (iv) a questão decisória na perspectiva do consumidor, discutindo os temas cultura, motivação e decisão, elementos essenciais à investigação de campo. Sobre o direcionamento metodológico, a pesquisa se desenvolveu com base em filosofia construtivista, lógica indutiva, abordagem qualitativa, enfoque exploratório e descritivo, tendo o levantamento como estratégia da pesquisa, em horizonte de tempo transversal. A coleta de dados contou com uma amostra composta por 228 consumidores residenciais de energia fotovoltaica, localizados em 91 cidades brasileiras, o que demandou a utilização do recurso de entrevista virtual, por meio de questionário estruturado. A análise de dados foi centrada em análise de conteúdo, com uso de métricas quase-estatísticas. O estudo constatou que o consumidor residencial fotovoltaico é motivado por soluções sustentáveis, inovadoras, eficientes, tecnológicas, econômicas, que demanda informações confiáveis para a tomada de decisão e aguarda o aprimoramento contínuo do modelo de geração distribuída, o desenvolvimento do setor e o real incentivo governamental à energia solar. É importante que os resultados deste estudo sejam compartilhados com os formuladores de política, decisores e empreendedores, contribuindo para uma mobilização produtiva em favor das políticas e práticas do setor de energia solar e de sua maior participação na matriz energética, em linha com o compromisso de descarbonização.
metadata.dc.description.abstractother: The present study, in line with the decarbonisation proposal, aimed to understand what influences the decision and motivates the residential consumers of photovoltaic energy inserted in the Brazilian reality. The theme was addressed in the following perspectives: (i) the sustainable issue, positioning the fundamental concepts that frame the study: sustainable development, sustainability and the present socio-environmental crisis; (ii) the issue of energy discussed in the perspective of consumption, energy efficiency, the generation scenario by clean and renewable sources; (iii) solar energy, focusing on residential photovoltaic energy, regulations and incentives, the generation system, consumers and global trends; (iv) the decision-making issue from the perspective of the consumer, discussing the themes of culture, motivation and decision, essential elements for field research. Regarding the methodological orientation, the research was developed based on constructivist philosophy, inductive logic, and qualitative, exploratory and descriptive approach, in a transverse time horizon. Data collection included a sample of 228 residential photovoltaic consumers, located in 91 Brazilian cities, which required the use of the virtual interview feature, through a structured questionnaire. The data analysis was focused on content analysis, using quasi-statistical metrics. The study found that the residential photovoltaic consumer is motivated by sustainable, innovative, efficient, technological and economic solutions that demand reliable information for decision making and waits for the continuous improvement of the distributed generation model, the development of the sector and the real incentive of the government to solar energy. It is important that the results of this study be shared with policy makers, decision makers and entrepreneurs, contributing to a productive mobilization in favor of the policies and practices of the solar energy sector and its greater participation in the energy matrix, in line with the commitment of decarbonisation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10264
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

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