INTERAÇÃO, AUTONOMIA E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Autonomia
Novas Tecnologias
Sociolinguística Interacional
Ensino e aprendizagem
Inglês como língua adicional
Autonomia escolar
Nova tecnologia
Sociolinguística
Análise da interação em sala de aula
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino da língua inglesa
Institutional talk in interaction
Autonomy
Information and communication technology
Interactional sociolinguistics
Teaching and learning
English as additional language
Cypriano, Paula Tavares de Moraes Silva | Posted on:
2015
Abstract
Este estudo tem como objetivo geral averiguar a contribuição da fala-em-interação institucional de uma docente na promoção da autonomia discente, do tipo reativa, em contextos mediados pelas novas tecnologias. Situa-se no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua adicional, em uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados dentro da abordagem quali-quantitativa de pesquisa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionário, gravações em vídeo e áudio de aulas da professora, atividades produzidas pelos discentes, conversas em chat da rede social Facebook e entrevista estruturada. As
análises foram feitas considerando-se o conceito de autonomia como sistema multifacetado, conceitos da Análise da Conversa Etnometodológica, e da Sociolinguística Interacional que servem de instrumentos para a análise da fala-em-interação institucional. Os resultados mostram que quando a fala-em-interação institucional leva em conta as várias facetas da autonomia, ela contribui positivamente para a promoção da autonomia discente, do tipo reativa, em ambientes mediados por novas tecnologia
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSubject(s)
Fala-em-interação institucionalAutonomia
Novas Tecnologias
Sociolinguística Interacional
Ensino e aprendizagem
Inglês como língua adicional
Autonomia escolar
Nova tecnologia
Sociolinguística
Análise da interação em sala de aula
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino da língua inglesa
Institutional talk in interaction
Autonomy
Information and communication technology
Interactional sociolinguistics
Teaching and learning
English as additional language
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: