UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E A EXPANSÃO DO SISTEMA DE ATIVIDADE ENSINAR E APRENDER INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Teoria da Atividade
Escola pública
Ambientes virtuais de Aprendizagem
Ensino de língua estrangeira
Língua inglesa
Escola pública
Teaching and learning of English
Activity Theory
Public education
Online learning environments
Moreira, Maria Aparecida Oliveira | Posted on:
2015
Abstract
O presente trabalho narra a trajetória de um ciclo de aprendizagem expansiva, concebido sob a forma de um projeto pedagógico de criação, experimentação e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para complementar e expandir as aulas de língua inglesa do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa teve como objetivo suscitar reflexões sobre como a adoção de uma tecnologia da Web 2.0 contribuiu para a construção de um novo modelo para o sistema de atividade aulas de inglês na escola. Tal modelo consiste de uma situação híbrida de ensino e aprendizagem que, além de conjugar a experiência virtual com a presencial, também oferece a alunos e professor a experimentação de novas formas de ensinar e aprender pautadas na interação social e na colaboração, elementos que fundamentam o paradigma da Aprendizagem Participativa, em contraponto ao Paradigma da Aquisição que ainda predomina nos ambientes escolares (SFARD, 1998). O projeto foi descrito e analisado dentro da ótica da Teoria da
Atividade Sócio-histórico-cultural (TASHC) e segue o modelo do ciclo da Aprendizagem Expansiva de Engeström (1987), caracterizada como a 3a geração da referida teoria. A TASHC se mostrou um caminho viável para o acompanhamento e a compreensão do processo de transformação promovido pelo projeto na prática pedagógica. Conceitos desenvolvidos dentro desse referencial teórico, como contradição e agência, orientaram tanto o próprio ciclo de aprendizagem quanto a interpretação dos dados por ele gerados. Os dados revelaram indícios de que as oportunidades promovidas pelo projeto resultaram na emergência de um modelo híbrido de aprendizagem, ainda que incipiente. Foi possível também observar entre os alunos que se engajaram no projeto a emergência de uma nova modalidade de agência que os conduziu à reconceitualização do objeto da atividade aulas de inglês na escola. Por fim, o ciclo expansivo fez emergir novas contradições, sobretudo aquelas originadas pelo conflito
entre os dois paradigmas de ensino e aprendizagem mencionados acima. Tais contradições apontam para a necessidade de continuidade do referido ciclo. Desse modo, a minha expectativa é de que o presente trabalho possa contribuir para estimular a reflexão sobre o potencial inovador que as novas tecnologias oferecem ao ensino de língua inglesa no país, quando sua adoção é compreendida dentro do contexto histórico e social dessa prática pedagógica.
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Ensino de Língua InglesaTeoria da Atividade
Escola pública
Ambientes virtuais de Aprendizagem
Ensino de língua estrangeira
Língua inglesa
Escola pública
Teaching and learning of English
Activity Theory
Public education
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