COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO INTEGRADO EM CONTEXTO ESCOLAR BILÍNGUE
Aprendizagem integrada
Contexto escolar
Educação bilíngue
Educação multicultural
Ensino de línguas
Intercultural education
Integrated learning
Intercultural competence and school context
Interkulturelles Lernen
CLIL
Interkulturelle Kompetenz
Schulischer Kontext
Liberto, Heloisa Madeira | Posted on:
2014
Abstract
O mundo das relações sociais e culturais de hoje exige novas políticas no domínio do ensino de línguas. A importância dos aspectos interculturais no ensino de uma língua estrangeira cresceu nos últimos anos e tornou-se o principal tema, em estudos que se relacionam com o processo de ensino e aprendizagem como uma prática social. Além de uma perspectiva multicultural, há a perspectiva de
educação intercultural. O ensino integrado de língua alemã é visto, neste contexto, como um campo fértil para desenvolver a aprendizagem intercultural, baseada na integração de conteúdos e aspectos linguísticos. Aqui são empregadas considerações para a integração de conteúdo e aprendizagem de línguas (Content and Language Integrated Learning - CLIL), na sua forma e nos seus desafios e suas
influências no processo de aprendizagem intercultural de uma língua estrangeira. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o estado atual das pesquisas na área de CLIL, no domínio da aprendizagem intercultural e de suas abordagens teóricas. O estudo foi realizado com base na avaliação de programa, aplicado em uma turma de aprendizagem integrada, do 7 o ano de uma escola bilíngue, português alemão, no Rio de Janeiro. O objetivo foi identificar evidências de êxito do programa no desenvolvimento de competência intercultural (CI). Para examinar o nível de CI dos alunos e professor do programa, foi aplicada uma ferramenta de pesquisa padronizada (IDI) aos alunos e seu professor e os resultados foram comparados aos de uma classe do 7 o ano do Ensino Fundamental II (EFII), na mesma escola. O ensino de línguas é considerado sob os aspectos da competência intercultural e sua
integração na prática. Os resultados desta pesquisa contribuem para a efetiva integração de conteúdos, fatores culturais e linguísticos e o desenvolvimento e adaptação de modalidades de ensino nas escolas com proposta bilíngue
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSubject(s)
Educação interculturalAprendizagem integrada
Contexto escolar
Educação bilíngue
Educação multicultural
Ensino de línguas
Intercultural education
Integrated learning
Intercultural competence and school context
Interkulturelles Lernen
CLIL
Interkulturelle Kompetenz
Schulischer Kontext
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: