ANÁLISE LINGUÍSTICO-ARGUMENTATIVA DE LIDES EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS
Análise linguística
Argumentação
Modalização
Polifonia
Implícitos
Formação de opinião
Livro didático
Análise linguística
Teoria da argumentação
Análise do discurso
Textbook
Linguistic analysis
Argument
Modalisation
Polyphony
Implicit
Opinion making
Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade | Posted on:
2015
Abstract
A pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental,
Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a
presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidade
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSubject(s)
Texto didáticoAnálise linguística
Argumentação
Modalização
Polifonia
Implícitos
Formação de opinião
Livro didático
Análise linguística
Teoria da argumentação
Análise do discurso
Textbook
Linguistic analysis
Argument
Modalisation
Polyphony
Implicit
Opinion making
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: