REFERENCIAÇÃO EM FÓRUNS EDUCACIONAIS EM EAD: A INTERFACE ENTRE ORALIDADE E ESCRITA
Cadeia referencial
Estratégias referenciais
Progressão textual
Gênero textual
Gênero digital
Programa Estúdio I
Hibridismo oralidade/escrita
Ensino à distância
Pesquisa educacional
Educação
Congresso
Discussion educational forum
Referential chain
Referential strategies
Text progression
Referential progression
Text genre
Digital genre
Estúdio I TV Show
Speaking x writing hybrid behavior
Simas, Fábio Macedo | Posted on:
2015
Abstract
A presente pesquisa surge de questionamentos a respeito da formação de novos gêneros textuais, a partir dos atuais suportes digitais, via internet. Em particular, chamou nossa atenção a construção dos referentes em fóruns de discussão educacionais em Educação a Distância (EAD), bem como sua formação como gênero textual potencialmente híbrido. Para explorar essas questões, verificamos, por meio do levantamento de cadeias referenciais/estratégias referenciais de cinco fóruns de discussão educacionais e de cinco edições de um programa de televisão, a hipótese de que haveria um hibridismo
entre as modalidades oralidade/escrita nos fóruns de discussão em tela. Tal hipótese parte do pressuposto de que esse gênero se constrói na escrita, porém trazendo claras heranças de sua origem oral: os fóruns. O foco específico da análise, o estudo das cadeias referenciais nos fóruns de discussão, justifica-se pela tentativa de verificar o possível papel das estratégias na configuração desse hibridismo. A investigação foi conduzida com base em um quadro de estratégias referenciais, proposto em Simas (2009) e refinado, em suas unidades analíticas, para esta tese. O arcabouço teórico-
metodológico deste estudo apoia-se em dois eixos: o primeiro formado pelos construtos teóricos da Teoria da Referenciação (cf. RONCARATI 2010; RONCARATI; NEVES DA SILVA, 2006; NEVES DA SILVA 2002, 2007; KOCH 2002, 2004, 2006), oriunda da chamada Linguística Textual ou Linguística do Texto e o segundo pela Teoria dos Gêneros (cf. MARCUSCHI, 2005, 2010; HEMAIS; BIASI-RODRIGUES, 2005; BAHKTIN, 1979; BRONCKART 1999; SWALES, 1990, 1998, 2004). Os resultados
atestaram que, tanto nos Fóruns como nas edições do programa televisivo aqui verificadas, as estratégias de referenciação mais comuns são a pronominalização com ou sem dêixis textual, a elipse e mecanismos implícitos de retomada, tais como metáfora, metonímia, meronímia e a anáfora associativa. Isso corrobora nossa hipótese acerca do hibridismo dos fóruns e de sua possível herança na modalidade oral, no que concerne à referenciação. Sendo assim, o presente estudo contribui para a compreensão da natureza híbrida e dinâmica dos gêneros digitais, cada vez mais presentes nas
práticas discursivas cotidianas
[Texto sem Formatação]
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TeseSubject(s)
Fórum de discussão educacionalCadeia referencial
Estratégias referenciais
Progressão textual
Gênero textual
Gênero digital
Programa Estúdio I
Hibridismo oralidade/escrita
Ensino à distância
Pesquisa educacional
Educação
Congresso
Discussion educational forum
Referential chain
Referential strategies
Text progression
Referential progression
Text genre
Digital genre
Estúdio I TV Show
Speaking x writing hybrid behavior
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