A AVALIAÇÃO DA POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA : O IMPACTO LINGUÍSTICO NO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS
Ensino de línguas
Mobilidade acadêmica
Política linguística
Ensino de línguas
Intercâmbio científico
Politiques linguistique
Enseignement de langues
Mobilité académique
Souza, Marina Mello de Menezes Felix de | Posted on:
2013
Abstract
Tendo como base o programa de mobilidade acadêmica Ciências sem Fronteiras, o objetivo
desse estudo é avaliar o impacto da política linguística para o ensino de línguas estrangeiras
implementados atualmente no Brasil. A partir de uma abordagem qualitativa, essa pesquisa
propõe uma reflexão acerca das seguintes questões: (i) quais são os critérios linguísticos
exigidos dos candidatos? (ii) qual é a relação entre o perfil linguístico dos candidatos e a
política linguística para o ensino de línguas estrangeiras? (iii) qual é o papel das
universidades como atual agente de políticas in vivo no contexto de internacionalização
científica? O quadro teórico e metodológico que serve de suporte para nossa reflexão é
baseada nos estudos sobre políticas linguísticas desenvolvidos por Calvet (1996; 2002),
Cooper (1997), Blanchet (2012) e em estudos sobre o ensino das línguas estrangeiras no
Brasil (LEFFA, 1999; ZAVALA, 2010)
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Política linguística,Ensino de línguas
Mobilidade acadêmica
Política linguística
Ensino de línguas
Intercâmbio científico
Politiques linguistique
Enseignement de langues
Mobilité académique
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