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Title: O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
Authors: Rego, Maria Filomena Correia do
metadata.dc.contributor.advisor: Feres, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Silva, Humberto Soares da
Trouche, Lygia Maria Gonçalves
Issue Date: 2014
Abstract: O objetivo deste trabalho é elencar os recursos linguísticos que caracterizam as marcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir o processo de aprendizagem em aulas de Educação a Distância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no material didático impresso. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem como prática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1986); de alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeito e de modos de organização do discurso. O estudo aponta para uma correspondência entre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagem comuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Considera-se tal comportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores do ato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Tal aproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processo de ensino e aprendizagem.
metadata.dc.description.abstractother: The aim of this work is to identify the linguistic features that characterize the marks of dialogue employed by the teacher to drive the learning process in lessons of different subjects in a distance education course for youths and adults (EJA). The analysis focused on the printed course material. The study is based on the concepts of learning as social practice mediated by language (VYGOTSKY, 1986); of otherness and dialogism (BAKHTIN, 2000, 2011) and on the theoretical framework of Semiolinguistics (CHARAUDEAU, 2009), especially on the concepts of communicative situation, of subject and of modes of discourse organization. The study pointed to a correlation between the speech acts in the analyzed material and the speech acts common to the genre class, including the elements of speech. This is considered evidence of a strategy to bring together the interlocutors of the communicative act, simulating the physical presence of the teacher in the discursive scene. Such an approach is necessary to promote interaction and thus lead the process of teaching and learning.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10344
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