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Title: Video games de RPG e a aquisição multimodal de inglês como língua estrangeira
Authors: Leão, Luciana Braga Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor: Valério, Katia Modesto
metadata.dc.contributor.members: Mitrano Neto, Nelson
Guimarães, Gláucia Campos
Vidal, Rejane Teixeira
Issue Date: 2014
Abstract: A presente pesquisa defende que a multimodalidade (KRESS, 2004) presente em jogos de role-playing game (RPG) para vídeo games podem proporcionar a aquisição lexical de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). Esse ganho linguístico parece possível porque esse gênero de jogo apresenta leitura extensiva e imersa em um ambiente multimodal, o que permitiria redundância de informações via diferentes modos, numa situação de aprendizagem de línguas baseada em tarefas reais, o que parece levar à compreensão de itens lexicais desconhecidos. Para tal, basear-se-á nos princípios da Linguística Cognitiva (LAKOFF, 1987) como base teórica, e adotar-se-á a metodologia de base qualitativa como meio de coleta e análise de dados. Os participantes da pesquisa serão aprendizes de língua inglesa de nível iniciante e que têm por costume jogar vídeo games como opção de lazer. Assim sendo, a presente pesquisa buscará compreender como um ambiente multimodal de uso da LE pode facilitar a compreensão e consequente apreensão da mesma, e como o processamento da informação redundante se dá durante as sessões de jogo.
metadata.dc.description.abstractother: It is argued in the present research that the multimodality (KRESS, 2004) in role-playing game (RPG) video games may trigger English as a Foreign Language (EFL) lexical acquisition. This linguistic profit seems to be possible due to the fact that this game genre features extensive reading immersed in a multimodal environment, which would allow information redundancy through different ways, during real task-based language learning events, that seems to lead to the understanding of unknown lexical items. For this purpose, this thesis will be based on the principles of Cognitive Linguistics (LAKOFF, 1987) as theoretical basis, and will adopt qualitative-based methodology as a means of collecting and analyzing data. The survey participants are English language learners from beginner level and that are used to play video games as a leisure option. Thereby, the present research will seek to understand how a FL multimodal environment can facilitate understanding and consequent intake, and how the processing of redundant information takes place during the game sessions.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10345
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