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dc.contributor.advisorOliveira, Valter Lúcio de-
dc.contributor.authorSantos, Carlos Eduardo dos-
dc.date.accessioned2019-07-09T15:24:30Z-
dc.date.available2019-07-09T15:24:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10364-
dc.description.abstractEsta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí- RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnica.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleO processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordCOMPERJpt_BR
dc.subject.keywordEscola Agrotécnica José Soares Júniorpt_BR
dc.subject.keywordRepresentação Socialpt_BR
dc.subject.keywordRelação Rural e Urbanopt_BR
dc.subject.keywordItaboraí-RJpt_BR
dc.contributor.membersCarvalho, Lucas Correia-
dc.contributor.membersPiaia, Victor Rabello-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorComplexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.subject.descriptorRepresentação socialpt_BR
dc.subject.descriptorUrbanizaçãopt_BR
dc.subject.descriptorItaboraí (RJ)pt_BR
dc.subject.keywordotherCOMPERJpt_BR
dc.subject.keywordotherAgro-technical School José Soares Júniorpt_BR
dc.subject.keywordotherSocial Representationpt_BR
dc.subject.keywordotherRural and Urban Relationpt_BR
dc.subject.keywordotherItaboraí-RJpt_BR
dc.description.abstractotherThis monograph sought to analyze the social representation on the rural manifested by teachers and students of the Agro-technical School José Soares Júnior de Itaboraí-RJ threatened with closure. The context of recent implementation and crisis of the COMPERJ (Rio de Janeiro Petrochemical Complex) has had effects in the way the rural has been represented by different actors from Itaboraí. Based on interviews with teachers and students, it was observed that the rural is represented as a place of encounter with nature and a better quality of life, but at the same time, a potential source of professional insertion. Some manifestations consolidate the idea that rural is synonymous with agriculture and is associated with backwardness while the urban is associated with the industrial and the modern and express the contradiction of sustaining the maintenance of an agricultural school against the dominant representation that the existence and development one implies the disappearance of the other. But if, on the one hand, this large enterprise generated a great expectation in the local population and made the public and private power strongly change the territorial order of the affected region and the development strategies of the municipality erasing the rural as a possibility of development, on the other On the other hand, its crisis has made the rural one to be put back in the focus of the strategies of the public power and of the local population producing new expectations and possibilities related to the agrotechnical school.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Filosofiapt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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