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Title: Educação antirracista: análise de uma experiência didática na Semana da Consciência Negra em uma escola da rede pública de Niterói
Authors: Silva, Thamires Dias da
metadata.dc.contributor.advisor: Teixeira, Rosana da Câmara
metadata.dc.contributor.members: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Soares, David Gonçalves
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade analisar uma experiência didática realizada na Semana da Consciência Negra, no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, em 2017. Sua elaboração é fruto dos dados obtidos através da observação participante e de conversas informais com diferentes atores sociais, articulados às reflexões teóricas sobre o tema. A questão central que norteou esta pesquisa foi: “quais são as possibilidades de se realizar uma educação antirracista a partir da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio”? A importância dessa investigação reside no fato de que, decorridos 15 anos da promulgação da referida Lei, sua abordagem segue dependendo, na maior parte das situações, de iniciativas individuais dos docentes. Todavia, a experiência aqui analisada demonstra a viabilidade da sua concretização, através da articulação de uma comunidade escolar comprometida com uma educação antirracista.
metadata.dc.description.abstractother: This study focus on the analyze of a didactic experience which is the Black conscience week. Realized on the Estadual School Liceu Nilo Peçanha, in Niterói, in 2017. Using the data gain with the participative observation and informal conversations with differences social actors. Articulating with theory reflections about the subject. The main question that guides this research was “which possibilities there are to realize an anti- racist education after the law 10.693/03, law that establish the obligation of the Afro-Brazilian and African history and culture in the public and private schools, elementary and high schools?” The relevance of this investigation is that after fifteen of the promulgation of the law, its effectiveness still depends on the individual initiative of the teachers. Nonetheless, this experience observed shows its possibilities, thought the articulation of school-based community committed with the anti-racist education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10375
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