Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1040
Title: Ações em educação nutricional: processo de cuidado em saúde com crianças pré-escolares da Creche Universitária
Authors: Azeredo, Elizabeth Azevedo de
metadata.dc.contributor.advisor: Sá, Selma Petra Chaves
metadata.dc.contributor.members: Domingos, Ana Maria
Mendonça, Cristina
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Azeredo, Elizabeth Azevedo de. Ações em educação nutricional: processo de cuidado em saúde com crianças pré-escolares da Creche Universitária. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2013
Abstract: Objetivos: Analisar as ações educativas nutricionais implementadas com pré-escolares em creche universitária; identificar se ocorreram mudanças na aceitação pelas crianças pré-escolares de uma alimentação saudável, na visão dos responsáveis e dos professores da unidade em estudo, tendo em vista as ações educativas aplicadas; e descrever a percepção dos responsáveis dos pré-escolares e dos professores acerca destas ações. Método: Estudo com abordagem qualitativa, descritiva utilizando a técnica de Grupo Focal com os responsáveis e de entrevista semi estruturada com os professores. A população selecionada para a pesquisa foi composta de professores e responsáveis pelas crianças pré-escolares da Creche da Universidade Federal Fluminense que foram submetidas às ações educativas relacionadas à alimentação saudável implementadas pelo Serviço de Nutrição. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo segundo Bardin. Os dados que resultarem da análise de conteúdo foram confrontados com o pensamento de Vygostki relacionado ao processo de ensino aprendizagem. A partir da análise emergiram duas categorias: Ações em Educação Alimentar e Nutricional na percepção dos pais/responsáveis e dos professores; e Ações em Educação Alimentar e Nutricional – as mudanças no hábito alimentar na visão dos responsáveis e dos professores. A percepção tanto dos responsáveis como dos professores foram favoráveis as atividades realizadas para educação nutricional com os pré escolares. As mudanças dos hábitos alimentares que implicaram na melhoria das opções alimentares das crianças foram observadas tanto pelos responsáveis quanto pelo professor. As famílias destacaram mudanças significativas tanto na ingestão de alimentos novos, como na aceitação de novas preparações. As receitas das oficinas também influenciaram as diversas famílias a pensar e mudar os hábitos alimentares. Assim, a educação nutricional foi significativa não só para as crianças como também para as suas famílias e professores.
metadata.dc.description.abstractother: Objective: Discuss nutritional educative actions implemented with pre-school children in university children ´s thought, identify if changes occur in the acceptance by preschool children of healthy food, in the view of the responsible and teachers of the study unit, having in view educative actions applied and describe the perception of preschool children´ s responsible and of teachers about these actions. Method: Study with qualitative, descriptive approach, using Focal Group technique. Population selected for the research will be composed of teachers and the responsible by preschool children of Day care children of Universidade Federal Fluminense submitted to educative actions related to healthy food implemented by Nutrition Service. For collected data analysis the content analysis according to Bardin will be used. Data that could result from content analysis will be confronted with Vygotski´s thought related to teaching-learning process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1040
Appears in Collections:PACCS - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabeth Azevedo de Azeredo.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.