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Title: Bibliotecas universitárias e o impacto das políticas públicas do ensino superior: o caso da BCG/UFF
Authors: Busquet, Leandro Martins Cota
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo
Issue Date: 2012
Abstract: Apresenta considerações sobre os impasses e possíveis impactos negativos de políticas públicas neoliberais implantadas nas universidades públicas brasileiras quanto ao número de servidores federais, recortando como exemplo um estudo de caso sobre o número de bibliotecários da Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 1994 (ano da sua fundação) até 2011. Utiliza como conceito metodológico a mediação no campo informacional, que tem diversas abordagens, em virtude do que foi realizado levantamento bibliográfico. Os demais procedimentos metodológicos foram: a análise da legislação federal que rege a questão educacional, notadamente a Universidade no Brasil, o levantamento de dados estatísticos, a análise dos registros e dos livros ponto e entrevista aberta com a chefia da referida biblioteca universitária. A análise cruzada dos dados obtidos e a reflexão aplicando o referencial teórico possibilitaram uma percepção mais clara dos processos históricos vinculados à biblioteca universitária, notadamente àqueles que são circunscritos aos marcos político-legais dos programas governamentais como face visível de um programa neoliberal, que, dentre outros efeitos, vêm diminuindo o número de bibliotecários. Esclarece que a proposta deste tema é apenas uma aproximação da realidade, tendo em vista que esta é algo muito complexo e dinâmico.
metadata.dc.description.abstractother: Presents considerations about the obstacles and possible negative impacts of neoliberal policies implemented in the Brazilian public universities in the number of federal employees, cutting as an example a case study on the number of librarians from the Central Library Gragoatá (BCG), Universidade Federal Fluminense (UFF) since 1994 (the year of its foundation) by 2011. It uses as a methodological concept mediation in informational field, which has several approaches, whereby the literature was conducted. The other methodological procedures were: analysis of federal legislation governing the education issue, notably the University in Brazil, the production of statistical data, analysis of records and books point and open interview with the head of that university library. Cross-analysis and reflection data obtained by applying the theoretical framework provided a clearer understanding of historical processes linked to the university library, especially those who are confined to the political and legal frameworks of governmental programs such as the visible face of a neoliberal program, which, among other effects are decreasing the number of librarians. Clarifies that the purpose of this theme is only an approximation of reality, given that this is a very complex and dynamic.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10424
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações

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