Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512
Title: Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
Authors: Silva, Lucas Peres Marques da
metadata.dc.contributor.advisor: Daflon, Verônica Toste
metadata.dc.contributor.advisorco: Petry, Hélène Cécile
metadata.dc.contributor.members: Gonçalves, Renata de Sá
Rios, Flávia Mateus
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questão.
metadata.dc.description.abstractother: This work studies from the constructivist gender´s point of view in what way gender is constructed discursively and socially in schools and textbooks, how gender relations are represented and reproduced in books and how this can influence in the construction of identities of boys and girls determining whether or not they will become men and women. Based on previous studies on textbooks and in the concept of gender developed by Connell (2016), texts and images from the textbook of 5th grade are analyzed in order to reflect on the construction of masculinities and femininities within the school context and mainly how they are represented in the didactic material in question.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512
Appears in Collections:GGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Lucas Peres Marques da Silva - 2018.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons