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Title: Patrimônio documental e políticas públicas: o que reflete a literatura, o que se inscreve nos documentos
Authors: Silveira, Catarina Heralda Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Breglia, Vera Lúcia Alves
metadata.dc.contributor.members: Rodrigues, Mara Eliane Fonseca
Nóbrega, Nanci Gonçalves da
Gomes, Hagar Espanha
Issue Date: 2013
Abstract: Este estudo tem por objetivo identificar se os procedimentos adotados pelos Centros de Memória das Instituições de Ensino Superior estão em consonância com as Políticas de Preservação do Patrimônio Documental no Brasil. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos relacionados ao tema. O campo empírico teve como alvo o Núcleo de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Projeto Memória do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os resultados demonstraram que a preservação e acesso aos documentos contribui para fortalecer a identidade, a história e a memória das Instituições, pois facilitam a recuperação de informações que dificilmente seriam encontradas em outros documentos. Concluiu-se que na ausência de uma política governamental para garantir a preservação documental, as Universidades devem incorporar esses centros em sua estrutura e criar, a nível institucional, políticas de seleção, preservação e acesso à sua produção documental de caráter histórico/memorialístico.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to identify if the procedures adopted by Memory Centers of Highter Education Institutions are in keeping with the Policies for the Preservation of Documentary Heritage in Brazil. The methodology used was based on the bibliographical research and document analysis for foundation of concepts relation to the topic. The empirical field had targeted the Core Memory of the Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) and Memory Project of the Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).The results demonstrate that the preservation and access to documents contributes to strenghten the identity, history and memory of Institutions, because they facilitate the recovery of information that would hardly be found in other documents. Conclude that in the absence of a government policy to ensure the preservation of documents, the Universities should incorporate these centers in their structure and create the institucional level, selection policies, preservation and access your document production of historical/memorialistic.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10525
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações

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