PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: O QUE REFLETE A LITERATURA, O QUE SE INSCREVE NOS DOCUMENTOS
Políticas de informação
Patrimônio documental
Centro de memória – Instituição de Ensino Superior
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Policies heritage preservation
Information policies
Documentary heritage
Center of memory - Highter Education Institution
Silveira, Catarina Heralda Ribeiro da | Postado em:
2013
Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar se os procedimentos adotados pelos Centros de
Memória das Instituições de Ensino Superior estão em consonância com as Políticas de
Preservação do Patrimônio Documental no Brasil. A metodologia utilizada pautou-se na
pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos
relacionados ao tema. O campo empírico teve como alvo o Núcleo de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Projeto Memória do Sistema de
Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os
resultados demonstraram que a preservação e acesso aos documentos contribui para fortalecer
a identidade, a história e a memória das Instituições, pois facilitam a recuperação de
informações que dificilmente seriam encontradas em outros documentos. Concluiu-se que na
ausência de uma política governamental para garantir a preservação documental, as
Universidades devem incorporar esses centros em sua estrutura e criar, a nível institucional,
políticas de seleção, preservação e acesso à sua produção documental de caráter
histórico/memorialístico.
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Políticas de preservação do patrimônioPolíticas de informação
Patrimônio documental
Centro de memória – Instituição de Ensino Superior
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Policies heritage preservation
Information policies
Documentary heritage
Center of memory - Highter Education Institution