Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10553
Title: Do Centro a São Cristóvão: como o Club de Regatas Vasco da Gama ajuda a explicar a evolução urbana do Rio de Janeiro (1898 - 1927)
Authors: Mattos, Lucas Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Marcio Piñon de
metadata.dc.contributor.members: Paula, José Carlos Milléo de
Teixeira, Eduardo Tomazine
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Mattos, Lucas Nascimento de. Do Centro a São Cristóvão: como o Club de Regatas Vasco da Gama ajuda a explicar a evolução urbana do Rio de Janeiro (1898 -1927). 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso mostra como a história de um dos principais clubes esportivos do Rio de Janeiro está atrelada à própria evolução urbana da cidade. A partir da observação das particularidades do processo de formação e popularização do C.R. Vasco da Gama em relação aos outros grandes clubes da cidade, foi possível traçar um perfil socioespacial tanto do Clube quanto de alguns personagens marcantes de sua história. Com isso, teve-se como objetivo principal apresentar as mudanças de sede do clube e sua inserção no contexto da urbanização da cidade do Rio de Janeiro, no período entre 1898 (ano de fundação do Clube) e 1927 (ano da inauguração do estádio de São Januário). Para atingir tal objetivo, foram feitos levantamentos bibliográficos, consultas a jornais e revistas da época, além de uma entrevista com especialista, construindo assim base confiável de informações. Para este trabalho, espera-se que tenha uso tanto para novas pesquisas, oferecendo uma visão geográfica para as análises sobre a trajetória do CR. Vasco da Gama, quanto para ações sociais e de desenvolvimento de atividades do próprio clube.
metadata.dc.description.abstractother: Este trabajo de fin de grado muestra como la historia de uno de los principales clubes deportivos de Río de Janeiro está vinculada a la propia evolución urbana de La ciudad. A partir de la observación de las particularidades del proceso de formación y popularización del Club de Regatas Vasco da Gama en relación con los otros grandes clubes de la ciudad, fue posible trazar un perfil socio-espacial tanto del Club como de algunos personajes relevantes de su historia. El objetivo principal de este proyecto fue presentar los cambios en la sede del club y su inserción en el contexto de La urbanización de la ciudad de Río de Janeiro entre 1898 (año de la fundación del Club) y 1927 (año de la inauguración del estadio de São Januário). Para lograr este objetivo, se han realizado investigaciones bibliográficas, consultas en diversas premsas, y uma entrevista con un especialista, construyendo así una base de información fiable. Se espera que este trabajo tenga uso tanto para posteriores investigaciones, ya que ofrece una vista geográfica para el análisis de la trayectoria del CR. Vasco da Gama, así como para acciones sociales y desarrollo de actividades propias del club.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10553
Appears in Collections:GGG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LucasNascimento.pdfDO CENTRO A SÃO CRISTÓVÃO: COMO O CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA AJUDA A EXPLICAR A EVOLUÇÃO URBANA DO RIO DE JANEIRO (1898 - 1927)2.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons