Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10561
Title: Quem vai e quem fica? Um estudo sobre a permanência e evasão no curso de graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense
Authors: Rodrigues, Juliana Queires Hollweg Silveira
metadata.dc.contributor.advisor: Zuccarelli, Carolina Soares
metadata.dc.contributor.members: Borges, Eduardo Henrique Narciso
Ferraz, Joana D’Arc Fernandes
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estabelecer reflexões sobre a temática da evasão do ensino superior, em especial do curso de graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Seus objetivos são detectar as possíveis causas da evasão, identificação do perfil do estudante evadido e não evadido e fatores que influenciaram na decisão de abandonar o curso. Tendo em vista que a evasão é um fenômeno recorrente no contexto de expansão do ensino superior brasileiro, frequentes discussões e estudos intentam lançar luz sobre a problemática para sua melhor compreensão e tentativas de resoluções. Para se obter uma melhor reflexão sobre a trajetória da evasão no ensino superior brasileiro, e na tentativa de uma melhor compreensão dos motivos e causas da evasão, foi realizada uma análise bibliográfica sobre a criação e expansão do ensino superior brasileiro, bem como da definição e teoria da evasão.
metadata.dc.description.abstractother: The objective this undergraduate thesis is to establish reflexions about the theme of college dropouts, specifically on the Sociology graduation course of the Universidade Federal Fluminense (UFF). It’s specific objectives are to detect the possible causes for the college evasion, identify on the sociology graduation course the evaded and non-evaded student’s profiles, and the factors that influence their decision to abandon the course. Acknowledging that evasion is an urgent character problem on the Brazilian higher education, frequent discussions and studies try to shed a light on this problem trying to understand it and looking for solutions. To get a better idea of evasion’s trajectory on Brazilians higher learning, and to better comprehend the reasons and causes for the evasion, a bibliographic analysis about the creation and expansion of brazil’s higher learning and a definition and theory of evasion were made.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10561
Appears in Collections:GSC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Juliana Queires Hollweg Silveira Rodrigues - 2018.pdf7.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons