NUANCES DO GÊNERO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ESTUDO ETNOGRÁFICO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLA LÚDICA
Gênero
Socialização
Relações de poder
Educação infantil
Interacionismo simbólico
Interação social
Socialização
Educação infantil
Gênero
Childhood
Gender
Socialization
Power relations
Early childhood education
Symbolic interactionism
Assumpção, Lívia França de | Publicado en:
2018
Resumen
Este trabalho apresenta a análise de interações sociais observadas através de um estudo etnográfico em uma turma de jardim infantil de uma escola com metodologia lúdica e construtivista de Niterói, Rio de Janeiro. Com base na analise de tais interações específicas, há a discussão a respeito do sistema hierárquico de gênero e seus mecanismos de violência e dominação simbólica. Desse modo, o trabalho se inicia com a contextualização da escola estudada seguido da narrativa interações em quadros situacionais para que, por fim, ocorra a análise teórica que trabalha os conceitos de habitus e socialização a partir dos cenários observados
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoSujeta/Sujeto(s)
InfânciaGênero
Socialização
Relações de poder
Educação infantil
Interacionismo simbólico
Interação social
Socialização
Educação infantil
Gênero
Childhood
Gender
Socialization
Power relations
Early childhood education
Symbolic interactionism
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: