Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuedes, André Dumans-
dc.contributor.authorAssumpção, Lívia França de-
dc.date.accessioned2019-07-25T18:10:36Z-
dc.date.available2019-07-25T18:10:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10564-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a análise de interações sociais observadas através de um estudo etnográfico em uma turma de jardim infantil de uma escola com metodologia lúdica e construtivista de Niterói, Rio de Janeiro. Com base na analise de tais interações específicas, há a discussão a respeito do sistema hierárquico de gênero e seus mecanismos de violência e dominação simbólica. Desse modo, o trabalho se inicia com a contextualização da escola estudada seguido da narrativa interações em quadros situacionais para que, por fim, ocorra a análise teórica que trabalha os conceitos de habitus e socialização a partir dos cenários observados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Miguel Lima da Silva (miguel_lima@id.uff.br) on 2019-06-08T20:35:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC - Lívia França de Assumpção - 2018.pdf: 654221 bytes, checksum: 5e43b2672fa968c5a420369044b916da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Geisa Drumond (gmdrumond@id.uff.br) on 2019-07-25T18:10:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC - Lívia França de Assumpção - 2018.pdf: 654221 bytes, checksum: 5e43b2672fa968c5a420369044b916da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-25T18:10:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC - Lívia França de Assumpção - 2018.pdf: 654221 bytes, checksum: 5e43b2672fa968c5a420369044b916da (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleNuances do gênero na primeira infância: estudo etnográfico em uma turma de pré-escola lúdicapt_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordSocializaçãopt_BR
dc.subject.keywordRelações de poderpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordInteracionismo simbólicopt_BR
dc.contributor.membersVeloso, Letícia Helena Medeiros-
dc.contributor.membersPetry, Hélène Cécile-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorInteração socialpt_BR
dc.subject.descriptorSocializaçãopt_BR
dc.subject.descriptorEducação infantilpt_BR
dc.subject.descriptorGêneropt_BR
dc.subject.keywordotherChildhoodpt_BR
dc.subject.keywordotherGenderpt_BR
dc.subject.keywordotherSocializationpt_BR
dc.subject.keywordotherPower relationspt_BR
dc.subject.keywordotherEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.keywordotherSymbolic interactionismpt_BR
dc.description.abstractotherThis work presents the analysis of social interactions observed through an ethnographic study in a kindergarten class of a school with a playful and constructivist methodology in Niterói, Rio de Janeiro. Based on the analysis of such specific interactions, there is the discussion about the hierarchical system of gender and its mechanisms of violence and symbolic domination. Thus, the work begins with the contextualization of the studied school followed by the narrative interactions in situational frameworks so that, finally, the theoretical analysis that works the concepts of habitus and socialization occurs from the observed scenarios.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Filosofiapt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localNiterói - RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Sociologiapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:GSC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Lívia França de Assumpção - 2018.pdf638.89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons