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Title: Gestão por processo: criação de ferramenta de avaliação do nível de maturidade no setor elétrico brasileiro
Other Titles: Process management: creation of a tool for assessing the level of maturity in the Brazilian electric sector
Authors: Souza, Rodrigo Tenorio Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Stella Regina Reis da
metadata.dc.contributor.members: Meiriño, Marcelo Jasmim
Spiegel, Thaís
Issue Date: 2018
Citation: SOUZA, Rodrigo Tenório Lopes de. Gestão por processo: criação de ferramenta de avaliação do nível de maturidade no setor elétrico brasileiro 2018. 145 f. Dissertação (mestrado profissional)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: As empresas do setor elétrico brasileiro enfrentam enormes desafios como o combate às Perdas de Energia, Inadimplência e eficiência operacional. O cenário futuro aponta ainda mais dificuldades como o crescimento do mercado Livre, fontes de energia alternativas e possíveis mudanças regulatórias, que demandarão ainda mais eficácia de seus processos para evitar medidas punitivas, perda de mercado e aumento das Perdas de Energia principalmente devido ao aumento das perdas administrativas. Para atuar nas Perdas Administrativas e melhorar a eficiência operacional há pouco investimento financeiro, mas sugere-se utilizar a Gestão por Processos, entretanto além de problemas já conhecidos que dificultam a implementação da gestão por processos como a falta de cultura organizacional e resistência entre os colaboradores, falta de conhecimento real sobre o tema, busca de resultados em curto prazo e falta do autoconhecimento do nível de maturidade, a falta de um entendimento mais claro e a existência de múltiplos conceitos afastam as pesquisas sobre o tema do cotidiano operacional. Este trabalho procurou criar uma ferramenta aderente ao setor elétrico a partir de ferramentas de BPM consolidadas no mercado e mais citadas em periódicos: BPMM - Business Process Management Maturity, CMMI - Capability Maturity Model Integration, MMGP - Modelo de Maturidade para Gerenciamento de Projeto, MEG – Modelo de Excelência de Gestão, COBIT- Control Objectives for imformation and Related Technology e PEMM - Processo and Enterprise Maturity Model. Para alcançar o objetivo esperado foram levantados 37 itens das 6 ferramentas, posteriormente foram reagrupados por similaridade de conceitos e reagrupados em 24 temas. Foram unificadas as áreas de conhecimento nas ferramentas estudadas e recriadas 5 novas Dimensões mais abrangentes que foram: Gestão do Conhecimento, Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, Alinhamento Estratégico e Tecnologia e Inovação. A partir da metodologia do estudo bibliográfico e documental das novas dimensões, foi construída uma ferramenta de avaliação do nível de maturidade em Gestão por Processo aplicada como estudo de caso através de questionários em setores de uma empresa do setor elétrico brasileiro. Os resultados apresentados mostram que dentro da mesma empresa, existem diversos níveis de maturidade, revelando que quanto maior o nível de maturidade menor é o desvio entre as repostas. Também foi possível demonstrar práticas satisfatórias e aplicáveis ao setor elétrico que podem contribuir para elevar o nível de maturidade em gestão por processo.
metadata.dc.description.abstractother: Companies in the Brazilian electricity sector face enormous challenges such as combating energy losses, defaults and operational efficiency. The future scenario points to even more difficulties such as free market growth, alternative energy sources and possible regulatory changes, which will require even more effective processes to avoid punitive measures, loss of market and increase in Energy Losses mainly due to the increase in administrative losses. In order to act on Administrative Losses and improve operational efficiency, it is suggested to use Process Management, however, in addition to known problems that make it difficult to implement management by processes such as lack of organizational culture and resistance among employees, lack of real knowledge on the subject, the search for short-term results and the lack of self-knowledge of the level of maturity, the lack of a clearer understanding and the existence of multiple concepts exclude research on the theme of daily operational.This work aimed to create a tool that adheres to the electric sector from the most consolidated BPM tools in the market: BPMM - Business Process Management Maturity, CMMI - Capability Maturity Model Integration, MMGP - Maturity Model for Project Management, MEG - Management Excellence Model, COBIT - Control Objectives for Information and Related Technology and PEMM - Process and Enterprise Maturity Model. In order to reach the expected objective, 34 themes of these 6 tools were raised, later regrouped by similarity of concepts and regrouped in 24 themes. The areas of knowledge were unified in the tools studied and recreated 5 new more comprehensive dimensions that were: Knowledge Management, Corporate Governance, People Management, Strategic Alignment and Technology and Innovation. Based on the methodology of the bibliographic and documentary study of the new dimensions, a tool was build to evaluate the level of maturity in Process Management, and after applied as a case study through questionnaires in a company of the Brazilian´s electric sector. The results show that in the same company, there are several levels of maturity, revealing that the higher level of maturity corresponds to the lower deviation between the answers. It was also possible to demonstrate satisfactory and applicable practices to the electric sector that can contribute to raise the level of maturity in management by process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10571
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