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Title: A disciplina de estágio supervisionado obrigatório em turismo na modalidade de educação a distância
Authors: Leão, Luciana Rodrigues de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Brusadin, Leandro Benedini
Fonseca Filho, Ari da Silva
Issue Date: 2018
Citation: LEÃO, Luciana Rodriguez de Souza. A disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório em Turismo na modalidade de educação a distância. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Os estudos sobre profissionalização e empregabilidade dos estudantes dos cursos superiores de Turismo não são recentes, e as produções sobre tais assuntos são frequentes na academia. A disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório surge, nesse contexto, como ponto de partida para essa discussão, quando adotados os modelos de educação a distância. Desta forma, o objetivo geral desta dissertação é analisar as contribuições e os possíveis problemas que a Educação a Distância (EAD) aplicada à disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório pode oferecer na formação dos alunos do curso de Turismo. Para construção deste trabalho, foram consultadas fontes bibliográficas que serviram para o embasamento conceitual da dissertação, reforçados pelo empirismo decorrido da vivência prática da pesquisadora na docência do curso de Turismo da R.A. Educacional (nome fictício), instituição particular de ensino superior, que fora essencial para relatar os obstáculos, os contatos e as possibilidades de trocas que se constroem nesse novo contexto. Para alcançar os resultados, que serão apresentados, a autora optou metodologicamente pela abordagem qualitativa, coletando os dados por meio do grupo focal, de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os participantes envolvidos na pesquisa foram: alunos, diretor, gestores e professores que trabalham na instituição mencionada ou já trabalharam. Sendo possível, assim, enxergar como cada ator avalia esse processo. Como resultado da pesquisa, tem-se que, atualmente, a Instituições de Ensino Superior, principalmente, as privadas, estão adequando um modelo mercantilista à educação superior, por meio do incentivo de um trabalho precarizado de seus professores e tutores, sem que realmente exista uma preocupação social sobre o processo de formação discente. Durante as entrevistas foi possível identificar que determinadas falas naturalizam essa tendência mercadológica nos diversos graus de hierarquias, dando pouca ou quase nenhuma ênfase às consequências que podem ser apresentadas a esses estudantes.
metadata.dc.description.abstractother: Studies on professionalization and employability of students in higher education courses are not recent, but it is noted that productions on such subjects are frequent in the academy. The subject of Compulsory Supervised Internship appears in this context as the starting point for this discussion, when the distance education model is adopted. Thus the general objective of this dissertation is to analyze the contributions and possible problems that Distance Education (DE), applied to the subject of Compulsory Supervised Internship, can offer in the training of the students of the Tourism course. For the construction of this work, bibliographical sources were consulted that served as a conceptual basis for the dissertation, reinforced by the empiricism of the practical experience of the researcher in the teaching of the RA Educational Course, a private institution of higher education, which was essential to report the obstacles, contacts and possibilities for exchanges that are built in this new context. In order to reach the results that will be presented, the author chose interviews as a form of data collection, through the techniques of focus group and semi-structured interviews. The agents involved were: students, director, managers as well as current and former teachers of the mentioned institution. It is possible to see how each participant in the action process evaluates this task. As a result of the research, higher education institutions, particularly private ones, are adapting a mercantilist model to higher education, by encouraging the precarious work of their teachers and tutors, without the presence of a social concern about the process of student training. During the interviews, it was possible to identify that certain statements naturalize this market tendency in the different degrees of hierarchies, giving little or almost no emphasis to the consequences that can be presented to these students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10576
Appears in Collections:PPGTUR - Dissertações - Niterói

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